quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ORINUNO - Origami com Tecido

Hoje vou falar sobre ORINUNO, É um Origami só que em vez de ser feito com papel, é usado tecido.
Há muito tempo queria experimentar essa técnica, mas eu queria fazer A CARTEIRA, um objeto útil, prático, ecologicamente correto já que não é preciso arrancar o couro de ninguém, sem costuras, só dobras.  Graças a Elisa do Blog Tchami, isso foi possível, aliás, visitem o blog dela, tem muita coisa legal, lindos trabalhos, dicas incríveis e ela ainda vende papéis para Origami. Já me tornei cliente.
 Tudo começa com o tecido engomado, para sustentar as dobras . Como sou uma pessoa prática, procurei na internet um passo a passo, e Aqui tem um ensinando a engomar, com várias receitas bem explicadas. Essa parte é relaxante, mas faz uma meleca, não aconselho fazer dentro de casa, nem com gato por perto. Depois do tecido engomado e seco, diagrama na mão, e muita paciência. o resultado final é bem legal! (tirando a dor nas costas)
Quando digo paciência, não estou exagerando. Se me perguntassem qual a diferença entre fazer origami com papel e tecido, seria a seguinte:
o papel é mais domável, se curva na primeira dobra e fica, o tecido não, é teimoso feito uma mula. Me desculpem os tradicionalistas, mas eu adoro cola e prendedor de roupa, santo remédio nessas horas. É verdade, colo todas as minhas peças. Por que? Quem já passou pela situação de comprar um sorvete na casquinha e na primeira lambida, ele ir parar na ponta do pé, sabe do que estou falando. Quem faz o origami sabe como consertar, caso ele desencaixe. Para quem não sabe, se torna uma frustração.
Como toda mulher,sei muito bem o que quero na hora de comprar, só não sei que cor levar, e acabo levando várias. Resultado, foram vários tecidos que se transformaram em carteiras, porta moedas e chaveiros. Como uma idéia puxa outra, já estou "matutando" outras coisas para fazer, mas preciso comprar mais tecido...que meu marido não leia essa parte, rsrsrs.
Sem mais delongas, lhes apresento meus origamis feitos com tecido.









Elegante e discreto





Azul turquesa





Chaveiro em tecido

 Para quem quiser fazer o chaveiro, aqui vai o diagrama dele. É um kusudama de 6 módulos, de fácil execução. Particularmante, gosto desse modelo, representa bem o estilo oriental. Recebe vários nomes; Brocade, Fantasy, Ishibashi Ball...

ATUALIZANDO:


Recebi vários e-mails com pedido de diagrama da carteira e chaveiro.
Vou deixar os links com o que tenho disponível.

VÍDEO KUSUDAMA BROCADE (para fazer o chaveiro) AQUI
VÍDEO KUSUDAMA MÓDULO SONOBE - AQUI
VÍDEO KUSUDAMA BLUTENBALL - AQUI
VÍDEO CARTEIRA ORINUNO (TECIDO) - AQUI
VÍDEO PORTA MOEDAS ORINUNO(TECIDO) - AQUI






Até a próxima

Bjs Flaviane koti

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Encomenda - móbile GG

Qdo recebo uma encomenda, fico feliz da vida, e qdo é de uma pessoa querida, a felicidade é maior ainda. Nesse caso, o tamanho também foi grande.
Essa foi a semana do GG. Foram dois móbiles grandes, em tons de amarelo e creme. Vamos ver o que o Amarelo nos diz;

"A influência do amarelo é ativadora e dinâmica, sua emanação age acentuadamente sobre os processos mentais, gerando aceleração e mudança nos pensamentos. Traz muitas idéias e aumenta a capacidade de raciocínio. Cor da inteligência, do estudo, da criatividade, da razão, juventude, alegria e fertilidade. Utiliza-se em áreas de acesso, salões sociais e quartos de estudo. Gera calor e por isso é recomendado para climas frios."







Kusudama porta retrato e cartão

Esse kusudama é muito legal, ele pode ser usado como porta retrato ou se quiser dar um cartão bem original, é só escrever mensagens em suas 6 faces.




Estava na metade do amarelo e já imaginava o vermelho. Acho que outras cores virão, pois já estão de olho no vermelho também.
Nessa foto da para ter noção de tamanho da kusudama.






EM BUSCA DO PAR PERFEITO

Esse tornillo branco estava pronto há tempos, mas eu não conseguia decidir qual modelo iria acompanhá-lo. Até que tudo ficou claro.
A vida é assim, ás vezes precisamos dar tempo ao tempo.

Tornillo Star Sea e Ostrum
Adoro branco!

Mobile Pronta Entrega



Foi uma semana de extremos. Fui do GG para o PP. Estes ainda vão para a caixinha de espera.





Mais um para os MOBILES PRONTA ENTREGA.





Outras peças para Pronta Entrega, podem ser vistas no Slide, na parte superior, a direita do Blog.


Bjs    Flaviane Koti



terça-feira, 14 de setembro de 2010

A História de Sadako e os 1000 tsurus

Quando a bomba atômica foi lançada em Hiroshima, a menina Sadako tinha 2 anos. Mas não foi ferida.
Foi uma criança normal, que gostava de correr, até que começou a sentir tonturas, e não conseguir mais levantar. Foi levada ao hospital e diagnosticada com Leucemia. Doença causada pelos efeitos radioactivos da bomba.
No hospital, a melhor amiga de Sadako, Chizuko, levou-lhe papéis de origami e contou uma lenda japonesa, a dos 1000 tsurus. Para os japoneses, o tsuru é uma ave sagrada que pode viver até 1000 anos, e diz a lenda que se uma pessoa dobrar 1000 tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, terá seu desejo realizado.
Então Sadako se pôs a dobrar, com a esperança que seu desejo de cura fosse atendido e que pudesse voltar a fazer o que mais gostava, correr. No entanto, ela faleceu em 25 de Outubro de 1955,  antes de completar os 1000 tsurus.
 Seus amigos dobraram os 356  tsurus restantes para que fosse enterrada com os 1000 pássaros e fizeram mais. Jovens de todo o país uniram esforços para recolher fundos e construir um monumento que eternizasse sua memória, tornando-o realidade em 1958.
Foi construída no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, uma estátua em sua memória e de todas as crianças  mortas pela bomba,  com os dizeres:


                                                            "Eis o nosso clamor
                                                             Eis a nossa prece
                                                            Para construir a Paz no mundo."





TSURU

O tsuru(cegonha ou grou) é  possivelmente, o pássaro mais velho da Terra. Considerado o pássaro companheiro dos eremitas que meditavam nas montanhas, estes, pessoas místicas que acreditavam terem poderes sobre naturais para não envelhecer. Assim o Tsuru passou a ser considerado um pássaro de vida longa. Hoje é símbolo de vida longa, felicidade e paz.

Embora tenha dobrado MUITOS tsurus não sei se cheguei aos 1000, mas fiz algo diferente.
Tenho como um hobby, o Ponto Cruz e fiz um quadro de tsurus que fiquei muitos meses bordando.










 Outro dia posto meus outros trabalhos em Ponto Cruz.

 Bjs    Flaviane Koti

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Magia de um Simples Pedaço de Papel

Há alguns anos, encontrei este texto na internet, me chamou tanto a atenção que imprimi para te-lo em mãos. Infelizmente, não lembro de onde tirei, até fiz umas buscas, mas não encontrei a autoria. Prometo que assim que descobrir, coloco os créditos.

"No Origami se aprende a respeitar uma folha de papel. Explica-se esta atitude através da mentalidade oriental, que não tolera o desperdício. Inclusive um dos maiores ditados populares no Japão é "não se pode desperdiçar nem uma folha de papel".
Para eles as dobraduras têm todo um significado simbólico, assim, o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga - a longevidade e o "tsuru"(ave símbolo do origami) - boa sorte, felicidade, saúde.
Transformar uma simples folha de papel numa flor, balão, ave ou qualquer outro objeto de forma tridimencional, é um momento mágico do Origami.
Mas além, da beleza do trabalho, que gratifica quem faz e quem vê, o Origami traz em sua essência uma grande filosofia de vida. "No Origami a primeira dobradura deve ser muito bem feita, para que o papel possa ficar em pé. Assim também é na vida. As crianças devem receber uma boa educação, pois se não tem uma boa estrutura não conseguem ficar em pé", ensina kazuko Horiuchi, professora de Origami. Diz ainda a origamista Kunihiko Kasahara que " dobrar o papel parece um ato extremamente simples, mas este simples movimento na realidade nos fornece uma grande alegria que invade nossa alma".
Assim o origami é considerado um importante instrumento educativo e terapêutico. Seu uso trabalha com a parte física e o lado emocional, onde estudos comprovam que ao tabalhar com as duas mãos, é exercitada toda à parte do cérebro. Exercitando ainda a coordenação motora, atenção, visualização espacial e criatividade."

Como vocês podem ver, este texto me inspirou tanto que influenciou até no nome do Blog (Terapia do Papel).
Que tal colocar a mão na massa agora. Comece já sua auto terapia.Segue abaixo o diagrama dos 3 principais símbolos do origami.

DIAGRAMA SAPO


DIAGRAMA TSURU



DIAGRAMA TARTARUGA

Existem muitos outros modelos de tartaruga e sapo, caso queiram se aventurar um pouco mais façam buscas na internet. Vão encontrar origamis incríveis.

Com esses 3 diagramas pode ser feito um móbile que terá um significado muito especial, ótimo para dar de presente. Assim que fizer o meu postarei a foto.
Do lado direito do Blog tem a opção ONDE APRENDER ORIGAMI, vale a pena conferir.

Fica aqui as dicas, espero ter conseguido inspira-los.

Bjs   Flaviane koti

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Encomenda de kusudamas

70 mini kusudamas na caixinha

Encomenda para um aniversário. Uma senhora japonesa de 88 anos. Com certeza tem que ser comemorado, e eu tive o privilégio de fazer as lembranças. Que essa data se repita por muitos anos.

Kusudama cartão

...e como a quantidade foi grande, mandei um Kusudama cartão de brinde.
Taina, obrigada pela confiança.


Estou editando as fotos das peças que tenho em estoque. Assim que estiverem prontas, vou posta-lás.

Bjs  Flaviane Koti

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Esses foram os primeiros móbiles de kusudama, como moro em uma cidade região onde deve existir pouquísssimas pessoas que fazem origami, tenho que trabalhar com o material dispónivel. aí entra a criatividade tão presente no artesanato brasileiro.

exposição do OMDA



concurso do Blog da Isa

Está peça foi feita para o concurso da Isa Klein, na época da Copa do Mundo. O Brasil não ganhou, nem eu, mas valeu a participação. Obrigada Isa, seu blog me ajuda muito.



Kusudamas no jardim
Fizemos um quioske no jardim para os nossos cachorros, mas gostamos tanto que eles ganharam nossa companhia, e para lá foram alguns Kusudamas.

Através da minha amiga Lélia, recebi uma encomenda do restaurante Samurai, foram 3 móbiles grandes.
uma parte do pagamento foi direcionado ao OMDA. Adorei faze-lás e o melhor é que foi bom para todo mundo. Obrigada Lélia, sempre me dando muita força.

Móbile 1
móbile 2

móbile 3

Não há quem não se encante pelo Mundo do Origami

Minha história com o Origami

Embora tenha descendência japonesa e ter morado vários anos no Japão, só comecei a dobrar origamis à dois anos atrás, quando fui convidada a participar de uma feira para ajudar uma Ong (OMDA Cabo Frio-RJ). Assim comecei minha caminhada pelo mundo do Origami. Em minhas pesquisas pela internet, me encantei pelas kusudamas(tradução:bolas curativas), e seu significado(atrair boas energias para as pessoas e ambiente). Não parei mais de faze-lás. Eu realmente acredito em sua energia e procuro transmitir em cada peça que faço.


Os benefícios do origami são inúmeros:

É relaxante, prazerosa mas ao mesmo tempo desafiante.

Desenvolve organização, ordem e disciplina.

Proporciona conhecimentos básicos de geometria e matemática.

...enfim, faz bem ao corpo e a alma.

Um pouco da história em fotos.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...