sábado, 30 de abril de 2011

ORIPAD???

Embora estejamos vivendo em uma era bem tecnológica onde as teclas tem a função da caneta, sempre que me deparo com uma bela caligrafia fico nostálgica. É um sonho meu não realizado, ter uma linda caligrafia. Fui preguiçosa e não me dediquei a ela, hoje só admiro quem as possui.
Mas e o título do Post. O que tem haver?

Antes de publicar uma postagem, penso muito sobre o assunto, faço rascunhos sobre idéias, temas e frases que me vêem a cabeça, e escrevo em qualquer pedaço de papel disponível ou seja, uma "zona"! Para solucionar esse problema com um pouco mais de classe criei o ORIPAD (se lê oripéd), ou como muitos conhecem, o risque e rabisque.


Lá vem a Flaviane com outro termo esquisito!



Utilizando a técnica da cartonagem e Orinuno (origami em tecido) saiu essa base para rascunho ao qual dei o nome de ORIPAD e na qual, a partir de agora rabiscaremos com estilo.



As quinas do ORIPAD são feitas com orinunos. O tamanho do papel usado no ORIPAD é de um A4 cortado ao meio, papel de fácil reposição que inclusive podemos utilizar os papéis de escritório usados. Só usar o lado branco.


Na dúvida de como escrever uma palavra peça ajuda a sábia coruja que de quebra ainda segura seu lápis.
Uma dobradura em origami com técnica de orinuno.
Não tenho o diagrama da coruja e ainda não encontrei na net. Caso encontre, atualizo o post.

ATUALIZANDO:

Navegando pela Net encontrei por acaso o criador da corujinha, Shoko Aoyagi e seu site. Vale a visita, tem o diagrama dela e muitos outros.


Neste link tem um foto diagrama da corujinha e muitos outros trabalhos em origami legais, para que quiser dobrar.


Seja um poema, pensamentos, uma idéia, lista de compras ou "argh", contas, esses momentos podem se tornar prazerosos.
Algumas pessoas estão usando o ORIPAD como porta retrato. Vai da imaginação.
A corujinha virou objeto de desejo,rsrs


O ORIPAD possui o mesmo acabamento de ambos os lados. 
Caso você esteja escrevendo algo secreto e é interrompida por alguém, basta virar e fingir fazer cálculos.

Isso não foi muito educativo! mas...


 Os cadernos de notas também foram feitos com a técnica da cartonagem com tecido.
Certa vez, vi um tutorial de como montar e costurar as folhas do caderno, na época achei super interessante e prestei atenção mas não guardei o link. 
Na verdade a idéia do  ORIPAD e do caderno surgiu quando quis dar um presente à uma pessoa. Queria algo que ela pudesse usar no dia a dia e tivesse haver com origami. O caderno veio como complemento e a coruja como um charme.


O caderno de notas é totalmente artesanal. Encapados com tecido. Medem cerca de 11,5 x 15,5cm. 



E já que Maio é cheio de datas especiais como dia das mães, mês das noivas e é o mês do meu aniversário também, vai ter PRESENTE, alguém vai ganhar esse conjunto de ORIPAD + CADERNO DE NOTAS


Dessa vez não vai ser sorteio. 
Quero uma FRASE com a palavra ORIPAD.
A mais criativa vai ser publicada aqui e ganhar o conjunto da foto acima.

Mandem as frases para o e_mail  flavianekoti@gmail.com  até dia 20/05/2011 meia noite, com o título de Frase oripad.

SÓ ISSO!!! 

Bom né!, que nada, comecem a por a  cabeça para funcionar e rabiscar frases no papel. Sejam gentis, por favor,rsrs

Boa sorte!

Tenho selinhos para agradecer, encomendas feitas para mostrar mas vai ficar para o próximo post pois quero fazer com calma e carinho merecido e esse post já está longo demais.

Bjs e até a próxima.

Flaviane Koti


domingo, 10 de abril de 2011

Orinuno e os tais Biscornus

Às vezes me assusto com o passar tão rápido das horas. Depois de uma ausência virtual, dias de folga, encomendas, vários projetos em andamento e uma exposição para a Semana Santa, venho dar o ar da graça.
Como prometido vim falar sobre os tais Biscornus, mas antes quero mostrar um projeto em orinuno que terminei.

Gosto de papel, do origami em particular por suas inúmeras possibilidades, e gosto de tecido, linhas, suas texturas, cores...e se puder unir tudo isso é a felicidade.
Assim finalizei mais um projeto em orinuno.


Esse origami é um modelo bem interessante já que pode ser usado como envelope, embalagem de presente ou até sachet como já vi em algumas fotos pela internet.


Resolvi testar em Orinuno e gostei do resultado. Apliquei um botão e um elástico para que nada se perca de seu interior podendo assim ser levado na bolsa.
Eu, como sempre carrego papéis para dobrar, ganhei uma embalagem bem charmosa e original.


No Japão, a moeda furada de 5 yenes é presenteada como forma de amuleto para atrair dinheiro. A minha já está velhinha mas a fé continua a mesma. Quando voltei do Japão trouxe algumas para presentear e agora achei a embalagem perfeita.

Esse, dobrei em papel 15x15 cm resultando em um tamanho final de 5,5x5,5cm.


Para quem quiser fazer segue o diagrama da direita. Não lembro de onde tirei esse diagrama pois faz tempo, nem o autor. Me desculpem.


E o tal BISCORNU?

Como falei, o ponto cruz é uma paixão de inverno e em meio aos origamis refresco ou esquento a cabeça com o ponto cruz. Em busca de algo rápido e interessante para bordar - se é que posso chamar um dia de trabalho de algo rápido- encontrei essas coisinhas mimosas.
O termo biscornu vem do francês e se refere a algo com forma irregular, de formato estranho...
Agora é mania entre as bordadeiras. São inúmeros modelos que misturam várias técnicas e aplicações obtendo um resultado lindo. O que o faz ter esse formato tão peculiar é a forma como é costurado.
No meu modo de ver - sou suspeita é claro- é o tipo de coisa que se olha e mesmo que vc não saiba manusear uma agulha, não goste de costura, vai querer ter um para chamar de seu!



Podem ser usados como agulheiro, montados como sachet ou apenas como enfeite. Sem dúvida é um ótimo presente.


Esse foi o primeiro que fiz e já foi morar em outra casa.


Esse terminei está semana. Todos os gráficos foram retirados da internet. O modelo foi criado pela Maria Filomena que gentilmente dispinibiliza o gráfico dele e de vários outros em seu blog. São lindos, dá vontade de fazer todos. Sem dúvida ela, como diz a expressão, é uma bordadeira de mão cheia e muita criatividade.
O biscornu rosa com verde da primeira foto também é criação dela.

http://filomena-crochet-tricot-costura.blogspot.com/search/label/biscornus


No Blog Flores no Jardim - Lee Albrecht se encontra lindos trabalhos, um tutorial de como montar um biscornu e até kits à venda.


Aqui mais algumas idéias postas em prática usando o ponto cruz com cartonagem.


O sumiço foi produtivo.
E para terminar deixo aqui a foto de um trabalho lindo que comprei da Penha através de seu blog.
Não ligo muito para Páscoa mas quando vi esses ovos fiquei apaixonada e reservei os meus. Eles podem ser recheados com bombons, não é o máximo!
Minha Páscoa via ser doce e colorida.
Fica a dica, em vez de comprar os tradicionais ovos de chocolate que estão os olhos da cara passa lá no blog dela e encomenda o seu, ainda dá tempo, ela é super rápida, atenciosa e o preço é ótimo.

http://penhaart.blogspot.com/2011/02/e-pra-onde-foram-os-coelhinhos.html


Deixo aqui meus parabéns para querida amiga Anna do blog Segredos da Anna, um blog encantador como sua dona. Ontem foi seu aniversário. Felicidades amiga!

Por hoje é só mas tem mais novidade vindo por aí.
Bjs
Flaviane koti

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...