sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Falando de descobrir, compartilhar...e copiar!


Este texto pode ser lido aqui, no site"Coisas de Papel"e na página  do livro "Origami em Flor", no Facebook.


Para nós, Vera Young e Flaviane Koti, é motivo de muita emoção, alegria e felicidade ver modelos de nosso Livro ORIGAMI EM FLOR – KUSUDAMAS, GUIRLANDAS E BUQUÊS sendo dobrados e admirados por gente de todo canto...  Temos encontrado brilhantes e encantadoras reproduções nas redes sociais e em websites de várias partes do Brasil e do Mundo!


Achamos oportuno, então, deixar claro que todos os modelos deste nosso Livro são de “livre reprodução”!  Como assim? Livre? Para vender também? Sim! Com um “lembrete”: ao publicar uma foto, a ética e o bom senso recomendam que se indique, pelo menos, o “nome da peça” e o “nome de seu criador”... ALÉM DE SER UMA ATITUDE DE DELICADEZA E RESPEITO, ESTAREMOS MOSTRANDO AO MUNDO QUE AQUI NO BRASIL O ORIGAMI É ADMIRADO E “LEVADO A SÉRIO”...


 É interessante, também, indicar onde (livro, catálogo, revista, site, rede social ou blog) ela pode ser encontrada, oferecer dados sobre as dimensões e o tipo de papel, ou mesmo alguma curiosidade a ela relacionada. Bobagem? Frescura? Culto à personalidade? Nada disso... É bom compartilhar... Outras pessoas podem querer encontrar as instruções para reproduzi-la... Ou saber mais sobre o modelo e seu processo de criação, dados que geralmente estão no site de origem... Não custa dividir descobertas e conhecimento! Assim estaremos contribuindo para a valorização, divulgação e consolidação do Origami como Arte!

Por outro lado, para evitar que sua foto seja usada indevidamente por outras pessoas, sem sua autorização, nunca deixe de colocar seu nome (ou o nome fantasia de seu site, blog ou empresa) numa área estratégica da foto...Isso vai funcionar como uma "espécie de marca d'água"!



Agora, a polêmica questão de “FAZER PARA VENDER”... Para nós, nenhum problema, não há nada a nos pagar... Mas, simples assim? Pois é, pela Lei 9.610, de 98, inciso VII do Art. 8º, “o aproveitamento industrial ou comercial das ideias contidas” em obra protegida por copyright não são objeto de proteção como direitos autorais. E, na nossa interpretação, os DIAGRAMAS nada mais são do que “Desenhos de Ideias”... Em outras palavras, diagramas são “receitas”, são instruções, são uma sequencia de passos que levam à  "Construção de um Modelo!" Ora, se nós quiséssemos preservar (ou impedir) a reprodução de nossas criações, não daríamos a “receita”! Com a publicação de nossas criações estamos externando nosso profundo desejo de compartilhar toda a alegria, perplexidade e emoção vividos ao longo de estudos, de pesquisas e dos preparativos finais!


Mas, PRESTA ATENÇÃO! Nas peças feitas “sob encomenda” ou “para vender”, por uma questão de ética e respeito, deve-se dar os créditos do modelo (nome e autor) na Foto de Divulgação do Produto, na Proposta de Orçamento para o Cliente, na Etiqueta da Peça em Exposição, e por aí vai...  Mas, claro, não é preciso colocar Etiquetas em cada um dos produtos! Já pensou? Ter que colar etiquetinhas em “trocentas” Lanterninhas ou Papoulas da Praia? Um horror!!!!!!!


SEGUEM ALGUMAS SUGESTÕES...

Com os JASMINS MANGA e as IPOMEIAS RUBRAS, Vania Passos criou este elegante Buquê de Noiva... Aliás, Vania é expert em Acessórios para Moda e em Buquês e Flores para Noivas, Noivos, Daminhas e Madrinhas!  Dá uma olhada em http://vaniapassos.com.br/casamento-moderno/

Foto Vania Passos



Gudrun Kerbel, assim que recebeu o Livro, lá na Alemanha, tratou de dobrar este  elegante Arranjo de Flor com as AMARILIS... Parece de verdade, não?


Foto: Gudrun Kerbel


Nossa amiga Toshiko Hama, artista plástica conhecida por seu bom gosto e originalidade, é uma das nossas grandes incentivadora... E nos surpreendeu escolhendo as PAPOULAS DA PRAIA para decorar Festa de Aniversário de sua sobrinha...  E acertou em cheio duplamente: pela felicidade que nos proporcionou e porque as Papoulas da Praia são ótimas para colocar docinhos, bombons ou salgadinhos... 


Foto: Toshiko Hama


Dá uma olhada no Álbum “Origami para Docinhos de Festa”, que Toshiko publicou no FB: https://www.facebook.com/toshiko.hama.9/media_set?set=a.585167634858215.1073741825.100000949519657&type=1


Também usamos as Papoulas da Praia como “copinhos” para servir “mix” de frutas secas no Lançamento do Livro em SP, em junho, na Livraria Martins Fontes.



Observa... Na foto acima está o Arranjo que fizemos especialmente para o Lançamento do Livro... Quase todas as FLORES do Livro foram dobradas em diferentes tipos de papel, nos tons de branco, pérola e dourados, colocadas em Hastes de Folhas de Coqueiro e dispostas numa Jarra de Vidro do tipo tradicional...  Ficou um espetáculo, não?

Foto: Flaviane Koti

 Nossa grande amiga Araguacy Camara, lá do Amazonas, dobrou JASMINS MANGA que parecem “caídos do céu”... Uma delicada mensagem de PAZ!


Foto: Araguacy Camara

As LANTERNAS FLORA LUZ são “campeãs”... Têm sido muito usadas na decoração de festas, como fez a Maria Lucia Pedroso na “Festa da Princesa Valente e da Letícia”, que ela descreve em seu blog “Maria Dobradura”, onde são encontradas outras dicas muito legais...

Foto: Maria Lucia Pedroso


E os KUSUDAMAS?  Podem ser Luminárias, Mobiles, Topiarias, Arranjos de Mesa... E muito mais que se quiser inventar! Afinal, a imaginação não tem limites!

Para “dobrar a paciência”, Irene Bulcão “dobra kusudamas e mais Kusudamas”... Como esses deslumbrantes KUSUDAMAS GÉRBERA...

Foto: Flaviane Koti


... e esse improvável MODULAR CACOS DE VIDRO, dobrado com Papel Brilhante Translúcido!




Sem falar nas SAKURAS e nas ONZE HORAS, que ficam perfeitas em Pins, Broches, Pingentes, Ímãs, Anéis... Nas FADAS LUIZA e DIANA, que a Daniela Mousinho “dá vida” em esvoaçantes Mobiles... Nas CAIXAS, que servem para um “sem-número” de coisas... Nas HIDRÂNGEAS e nas FLORES DE CERA que a Conceição Barros usa em seus belos Ikebanas! E em tudo o mais que está lá no Livro!...



E olha só, Marcio Jorge Galvão usou as SAKURAS para compor um de seus delicados, alegres e já conhecidos Quadros... Ao publicar a foto no FB, ele comentou: “Feito por mim com muito amor e carinho. Adoro essas flores e não pude deixar de homenagear as minhas amigas Vera Young e Flaviane Koti nesta Exposição do Grupo GOZZ.”






Resumindo, como falamos lá no início, TODOS OS MODELOS do Livro “Origami em Flor – Kusudamas, Guirlandas e Buquês” são de LIVRE REPRODUÇÃO!
Porém, é PROIBIDA por lei a VENDA e REPRODUÇÃO PARCIAL ou TOTAL sem autorização do CONTEÚDO DE OBRA que tenha COPYRIGHT ©.

Assim, a reprodução ainda que parcial ou adaptada dos diagramas contidos no Livro ORIGAMI EM FLOR é vedada por lei. Neste ponto, o assunto se confunde com a questão da CRIAÇÃO e da VARIAÇÃO (“inspiração” ou outro nome que se venha a dar)... Essa conversa dá “panos para mangas”... Bom, lá vai! Entendemos que a simples alteração ou acréscimo de algum passo em um diagrama não altera sua estrutura básica, é simplesmente uma VARIAÇÃO da PEÇA ORIGINAL, um ESTUDO sobre o MODELO! São “variações sobre um mesmo tema”, como já cantados em prosa e verso, são “recriações”... Desse modo, não podem ser considerados como NOVA CRIAÇÃO.


Um ótimo exemplo de “variações sobre um mesmo tema” é o Álbum “NOSSA SENHORA APARECIDA, de EMILSON NUNES DOS SANTOS, dobrada por várias mãos...”, criado no Facebook para mostrar a Padroeira do Brasil através de diferentes óticas!

https://www.facebook.com/vera.young.7/media_set?set=a.277243565639706.74216.100000621933357&type=3



A NOSSA SENHORA acima foi dobrada por mim, Vera Young. Substitui a AURÉOLA do Modelo Original pela FIREWORKS FLOWER, de Isamu Asahi. Além da minha, são mais 23 interpretações. Em quase todas, o dobrador deu seu toque pessoal acrescentando, modificando, substituindo ou retirando algum elemento, em relação ao Modelo Original... Mas TODAS continuaram sendo a NOSSA SENHORA APARECIDA, criada por Emilson Nunes dos Santos!

Ainda existe OUTRA SITUAÇÃO: uma pessoa, ao criar uma peça nova, inclui um passo ou uma ideia inspirada numa peça já existente e divulgada... Neste caso, o procedimento correto é citar a FONTE DA INSPIRAÇÃO... Como fizemos com o KUSUDAMA MARGARIDA, de Flaviane Koti, publicado no Livro “Origami em Flor” , no site “Coisas de Papel” e no blog “Terapia do Papel”: a montagem desse Modular foi inspirada no “Astra”, de Sergei Afonkin... Esta informação está devidamente registrada na pg 31 de nosso Livro.
A diagramação de “modelos de domínio público” é consentida. Neste caso, o “diagrama” é uma “tradução” para uma linguagem gráfica de algo que foi transmitido pelo “costume”.

Para terminar, pode acontecer que pessoas distantes no espaço e no tempo, seguindo caminhos diferentes, cheguem a resultados muito semelhantes, ou até mesmo iguais... Já aconteceu comigo, Vera... O Modular Buquê, que criei inspirada no CookieCut, de Victoria Babinski e que Flaviane Koti aperfeiçoou,  é semelhante ao Imortelle, de Ekaterina Lukasheva e a uma das variações do Muni, de Isa Klein! Num mesmo espaço de tempo, no Brasil e na Rússia, três pessoas, por meio de PROCESSOS DIFERENTES, chegaram a três resultados SEMELHANTES, mas NÃO IGUAIS... Ora, vivemos em um universo de sete bilhões de pessoas, em que o mundo digital internacionalizando a troca de informações, tornou-a quase que instantânea... Pensando bem, seria minimamente “estranho”, que não acontecessem coincidências desse tipo...  E essas COINCIDÊNCIAS simplesmente... ACONTECEM!


Bom, por enquanto é só... Esta é a nossa visão sobre descobertas, compartilhamentos, criações, variações, inspirações, cópias e clones... Sempre com base nas leis, no consenso e no costume. Sempre coerente com nossa postura de busca constante da transparência e da verdade!


Em outubro de 2013,

      


Flaviane Koti         Vera Young


PS: Segundo o art, 28 da lei de Direitos Autorais, “cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica.”


Lei 9.610 de 98 - Art. 7º - São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: I - os textos de obras literárias, artísticas ou científicas; .......... VII - as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;
VIII - as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;
IX - as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;


Art. 29 - “Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como: I - a reprodução parcial ou integral; II - a edição; III - a adaptação, o arranjo musical e quaisquer outras transformações; IV - a tradução para qualquer idioma; ............. X - quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

LANTERNINHA - design Flaviane Koti



LANTERNINHA

Assim foi chamada quando Vera Young terminou de dobrar...
E assim ficou.

Simples assim!

E para que complicar, né!?


 Ficha técnica:
Origami Modular LANTERNINHA 
em 11/08/2013
4 módulos
ótima trava!
sem cola
diagrama: indisponível...



Para ver a LANTERNINHA dobrada por Vera, clica AQUI. De presente, ela disponibiliza papéis personalizados para dobrar, lindos, lindos.


Novidade no blogue:
 inaugurando a "aba" GALERIA FLAVIANE KOTI.
Lá você encontrará todos os meus modelos, criados até hoje. Com fotos e links das postagens.
Aguardo sua visita.


Trilhando novos caminhos.
Bjs e até a próxima.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

FOTO-TUTORIAL - Origami Modular AMIZADE - design Flaviane Koti - ATUALIZADO

ATUALIZADO com o foto-tutorial do Modular AMIZADE!



Depois de decidirmos que o tema de nosso livro seriam as FLORES, escolher o título foi fácil...  Difícil mesmo foi
escolher quais os modelos que "entrariam" no "ORIGAMI em FLOR - Kusudamas, Guirlandas e Buquês" .. E aí, não teve jeito, alguns modelos (meus e de Vera) tiveram que ficar "de fora", guardados para projetos futuros... 

O trabalho de preparo do livro, para que ficasse como a gente sonhou, foi intenso e árduo... Foi  um tempo de muito estudo e de dedicação total! Mas valeu cada minuto - pelo resultado, pelas conquistas e, principalmente, pelas amizades que se consolidaram durante o processo. 
Em especial, a consolidação da "trinca" Irene Bulcão, Vera Young e eu... O respeito nos levou a conviver tranquilamente com nossas diferenças, apesar dos estilos e personalidade peculiares de cada uma... Encontramos o equilíbrio e uma amizade que penso ser para toda a vida!

 Sempre compartilhei meus modelos com o pequeno círculo de amigos que frequenta minha casa... É gostoso ver a surpresa, a alegria e a aprovação que cada nova dobra desperta!
Agora, aos poucos, esses Antigos Modelos Desconhecidos, estão sendo dobrados com todo carinho e apresentados aqui no blog e na minha página do Facebook, sempre com sua história, curiosidades e fotos... Como entendo que deve e tem que ser!

Bem, apresento agora um desses Antigos Modelos, o Origami Modular AMIZADE. São duas possibilidades, descobertas na mesma época (2012) e da mesma família da Kusudama MARGARIDA... E que ficaram fora do livro... por "falta de espaço"
Mas sua publicação (com um PAP "complementar") já está programada para a página  do Livro Origami em Flor, de Flaviane Koti e Vera Young no Facebook.









Origami Modular AMIZADE de 29/04/2012
design Flaviane Koti
6 módulos tsuru e coração
 e 8 conectores de design Sergei Afonkin




A vida é assim... num dia uma decepção e no mesmo dia a alegria de uma confirmação. 

Fico com a confirmação e fico feliz, pois é bom saber quem são meus amigos de verdade... e quem se aproxima só por interesse.
Quem concorda, levanta a mão!

Viu só? É tudo uma questão de ponto de vista. E toca a vida pra frente, que há muitos papéis, dobras e flores pelo caminho! As pedras, com cuidado, a gente vai afastando... Sei que a "trinca" Tuca, Vera e Irene logo, logo, vai arrumar outro projetinho para brincar. A gente não aguenta, rs...

Ah, e viva as AMIZADES verdadeiras!
Bjs e até a próxima!


Atualizando...

Aproveitei o dia de chuva para fazer o foto-tutorial do modular AMIZADE para vocês.
Um presentinho meu e da Vera, epsero que gostem.

Um modelo que ficou fora do livro por falta de espaço mas que agora compartilho aqui e na página do livro no Facebook.
Como no Margarida, ele usa 2 papéis de 1:2 para obter um módulo e papel quadrado para os conectores. Totalizando 6 módulos e 8 conectores. Medida sugerida de 15 x 7,5cm para módulos e quadrado de 7,5cm para conectores.
No modular AMIZADE, misturo dobras do Tsuru e de coração, que conforme olhamos ou dependendo da cor usada, vejo, trevos, sorte...
O diagrama da Kusudama Margarida assim como os conectores e montagem, está o livro "Origami em Flor de Flaviane Koti e Vera Young" e pode ser encontrado AQUI e no blogue da Vera Young


Que tal, gostaram? Então divirtam-se!


Origami Modular AMIZADE - PARTE 1 (coração)

Origami Modular Parte 2 (tsuru)

Bjs!!!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Kusudama DANÇA DAS FLORES - design FLAVIANE KOTI


Floriu! 
Do jeito que bem quis!

Se despedindo do Inverno e dando as boas vindas a Primavera. 
Assim nasceu a Kusudama DANÇA DAS FLORES. Com 30 papéis dobrados de forma a se ter uma flor na junção dos módulos, só se fez satisfeita quando somaram 12, uma diferente da outra!

Um quebra-cabeça floral para aqueles que gostam de um desafio sem abrir mão da identidade e simbologia de uma Kusudama.


 Kusudama DANÇA DAS FLORES


É claro que cada flor reivindicou um nome para si.

A flor CRISÂNTEMO


A flor CATAVENTO


A flor BELA EMÍLIA


A flor BOA NOITE


A flor BÚZIOS


A FLOR DE SÃO MIGUEL


A FLOR DO CAMPO


A FLOR DO MATO


A flor GÉRBERA



A flor RAINHA MARGARIDA


A flor SAKURA


A FLOR DE CACTO


Ficha técnica:
 Kusudama DANÇA DAS FLORES
design Flaviane Koti
Dobrado em 12/08/2013
As flores foram criadas em várias datas.
30 módulos em papel dupla face, proporção 1:3 sem cola
Diagrama: indisponível por enquanto 

Bjs e até a próxima!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...