Em poucas palavras foram incríveis em todos os sentidos e agradeço, sem colocar nomes pois posso esquecer de alguém e isso seria terrível, à todos pelo carinho com que fui recebida, pelos organizadores, convidados, contribuintes, sim, aquelas mãozinhas que trabalham nos bastidores fazendo com que tudo fique pronto e aconteça para nossa alegria, enfim, à todos meu muito obrigada, já esperando ansiosa pelo próximo encontro(aff, meu cartão tremeu! juro!)rsrs.
Na Convenção do Dobras no Rio, tive a grata oportunidade de ministrar duas aulas onde ensinei o CARTÃO LÍRIO, ENVELOPE LÍRIO com dicas de suas possíveis variações, a MANDALA LÍRIO e a FLORA LUZ, um modular de 4 peças bem simpático, todos de minha autoria e criados tomando como ponto de partida o origami tradicional lírio e suas dobras, que gosto muito.
Um origami é considerado tradicional quando não se sabe quando nem quem foi seu criador, mesmo por que, antigamente os origamis eram passados de pessoa à pessoa. Não existia diagramas como hoje nem a preocupação de quem era o autor da obra, e sim que fosse transmitido. Hoje contamos com diagramas e com a internet e vamos nos adaptando aos tempos modernos com suas urgências e impaciências.
Grata também pela paciência e carinho de todos que assistiram minhas aulas, a Irene Bulcão que foi uma monitora exemplar na aula me ajudando, ao Tico Volpato que assistiu a aula e deu uma dica valiosa no Cartão Lírio(obrigada Tico), sem esquecer de avisar que o querido blog do Tico, o Desdobrei está de volta para nossa alegria, com suas postagens e textos imperdíveis.
Vida longa ao Desdobrei!
![]() |
O papel com ideogramas foi feito pelo Marcelo Kono, em seu blog ele disponibiliza a impressão. |
O Cartão Lírio foi meu primeiro origami "criado" já que surgiu meio que por acaso, uma vez que nunca me imaginei criando nada e já me dava por feliz em conseguir dobrar origamis criados por outras pessoas. Não houve cálculo matemático para chegar a essas dobras, apenas brinquei com o papel e o deixei me levar por suas dobras e chegar ao que queria. Acho que foi sorte, obra do acaso...ou instrumento do destino?...
![]() |
Na dobra do Envelope Lírio, pode-se fazer varições para coração e tsuru. |
Depois dele, me empolguei e muitas outras dobras surgiram, mas isso é assunto para outro post.
E foi assim, simples assim, e agora divido com vocês o diagrama do Cartão Lírio e do Envelope Lírio, feito pela querida Vera Young do Blog Coisas de Papel, que gentilmente aceitou diagrama-los para nós. Obrigada Vera.
Espero que gostem e divirtam-se como eu me divirto com eles.
DIAGRAMA CARTÃO LÍRIO
DIAGRAMA ENVELOPE LÍRIO
É isso! Bjs divirtam-se e até a próxima.
Flaviane, obrigada por compartilhar tudo isso conosco :)
ResponderExcluirbj
Querida Flaviane, muito boa sua abordagem sobre o origami no ontem e no hoje... É uma boa discussão, é para ser aprofundada...
ResponderExcluirE muito obrigada pelas palavras carinhosas... Fazer os diagramas para você foi uma honra e um prazer...
Beijinho.
Nossa! Que trabalho maravilhoso!!!
ResponderExcluirMuito obrigada!
Beijos
Oi Flaviane,
ResponderExcluiradorei também o texto sobre o origami. Sobre as criações nem preciso dizer que amei né? Amo lírios!
Já me contaram que suas oficinas foram ótimas, e todos saíram encantados.
Obrigada por disponibilizar os diagramas, e parabéns à Vera Young também!
Este mês realmente foi memorável. Eu também adorei te conhecer, dobrar e rirmos juntas foi o melhor. Realmente o tempo foi muito curto, quando tudo é muito bom, dura pouco, mas tenho esperanças de podermos passar um tempo maior juntas e colocarmos as novidades em dia.
Obrigada pela visita e o carinho de sempre.
Beijão!
Oi Flaviane!
ResponderExcluirLembra de mim? Nos conhecemos no DoBras o ano passado!
Parabéns pelas criações! São lindas!
Agora estou meio afastada das dobras e dos eventos pois estou cuidando do meu bebê, mas assim que eu conseguir dobrarei o envelope e o cartão lírio que achei lindos!
Beijos!
Agnes Tame
Olá Flaviane :)
ResponderExcluirQue graciosa sua criaçao amei tão delicado,logo...logo vou me aventurar fazer um seguindo o diagrama.
Obrigada por disponibilizar,beijocas ;***
O destino não age sozinho, existe o instante poético da inspiração e se você estava com o instrumento em mãos, foi abençoada! :) Beijus,
ResponderExcluirFlaviane
ResponderExcluirOi. Tudo bem? Saudades.
Parabéns. Adorei as suas criações. Pena não ter prestigiado a sua oficina, mas... Bem, não faltará oportunidade. Gosto muito do seu blog, dos seus trabalhos, dos seus textos... Espero vê-la em breve. Tenha um excelente final de semana. Beijos.
Thank you, thank you, thank you for this diagrams :D
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirConseguiu descansar um pouco?
Obrigado por disponibilizar os diagramas e pela breve explicação sobre dobras tradicionais e a comparação entre como era e como é agora.
Bom, vc sabe que adorei sua oficina e que vc tirou de letra. Soube explicar corretamente. Não deixou dúvidas. Conseguiu que todos aprendessem bem as suas dobras. Exímia professora! Parabéns!
Tenha um excelente final de semana e tudo de bom.
Ebaaaaa, agora vou tentar dobrar essas belezuras!!!
ResponderExcluirVamos ver no q dá. Hssssss
Bjokas saudosas. ;D
Olá Flaviane, estou iniciando no mundo dos origamis e fiquei encantada com o seu trabalho. Posso postar no meu blog os seus diagramas (Com o devido crédito e link para seu blog)?
ResponderExcluirParabéns por tanta inspiração.
Cati - http://dobrasdeamor.blogspot.com.br/
Olá Cati! Fico feliz em saber que gosta dos trabalhos apresentados no blogue. Seja bem vinda ao maravilhoso mundo do origami.
ExcluirUma forma legal e instrutiva de divulgar o origami é dobrar uma peça, tirar uma foto legal e publicar no seu blogue, ai sim, colocar o LINK, do site, de onde foi tirado, com autoria, etc e tal...abraços
Nossa, que lindo! Obrigada, flor, por esse presente. Amei!!!
ResponderExcluirque maravilha...não me canso de vir aqui e aprender e me extasiar....obrigada pela sua generosidade em compartilhar diagramas! Origamar é tão bom, não é mesmo???
ResponderExcluirObrigada!!!uma dica maravilhosa.as cças do projeto vai adorar fazer
ResponderExcluir