domingo, 10 de julho de 2011

Kusudamas, diagramas e um pouco mais do mesmo

Alguém já ouviu estas frases?

"Tem mas acabou."
ou
"É igual, mas diferente".

Bom, quem mora no Rio, já deve ter escutado... eu escuto bem mais do que gostaria, principalmente por vendedoras. Não me espanto mais nem me dou ao trabalho de tentar explicar a incoerência da frase.
Mas, por mais incoerente que possa parecer, ao fazer este post me vi em meio a esta incoerência.
O caso é que, o que tenho para mostrar hoje É IGUAL, MAS DIFERENTE!?

Pois é, são móbiles,(normal)
de kusudama,(mais normal ainda)
com modelos repetidos,(isso já é falta de criatividade!)
mas em cores diferentes.(ok, me dêem uma chance)

Kusudama Dinara de Marcia Moura
Tem modelos de kusudama que me fascinam e sempre me vejo dobrando, senão pensando em uma combinação para dobra-los. Entre eles a kusudama Dinara é presença constante em meus móbiles. Já perdi a conta de quantas fiz e vou dobrando, dobrando, dobrando...




Outro detalhe que me chama a atenção nas kusudamas é que podemos encontrar o mesmo modelo, com o mesmo papel, dobrado por pessoas diferentes, mas como resultado final sempre haverá diferenças. Seja na montagem do móbile ou em seus acompanhamentos. Um móbile de origami dificilmente será igual a outro. Bom ,né!



Kusudama Dinara, Spring de Tomoko Fuse e Buterfly de Minako Ishibashi

Estes são exemplos de como a montagem pode transformar kusudamas iguais em móbiles tão diferentes.
Fica bem ao gosto do freguês.


Kusudama Dinara, InfinyII de Miyuki Kawamura, Ostrum de Nina Ostrum

A kusudama Dinara, é uma criação brasileirissima, é da Marcia Moura e o nome da kusudama é uma homenagem a sua mãe. Ela tem um blog e lá você pode encontrar outros modelos criados por ela, inclusive com diagrama disponibilizado por ela.

kusudama Dinara e Bougainville by Isa


Se você leu até aqui, pode achar que a criatividade não tem passado por aqui ultimamente ou ao contrário...
O que posso dizer é que pretendo dobrar muitos Dinaras ainda, embora tenha dobrado outros modelos também.

Kusudama Bloom by Mio Tsugawa

A kusudama Ostrum, de autoria da Nina Ostrum, é outro modelo que gosto muito. Com seus 6 módulos apenas, tem um efeito incrível e fica bem acompanhado de outros modelos como o Infiny2.

Kusudama InfinyII de Miyuki Kawamura e Ostrum de Nina Ostrum


Kusudama Spring, Ostrum e Buterfly
Ou o Spring e Buterfly;
Kusudama Tornilho, Dominanta Star
Com o Kusudama Tornilho é perfeito, talvez pelo dois modelos parecerem estrelas;

Kusudama Gyroscope e origami pavão

Kusudama Fragrance de Mio Tsugawa

Kusudama floral de Tomoko Fuse, Little Turtle de Tomoko Fuse
Este floral da Tomoko Fuse foi dobrado com os papéis que ganhei da Ivani. ela tem um bom gosto danado pra combinar tons e estampas.


Kusudama Rosas de James Sakoda
E agradecendo a paciência de quem leu até aqui vou deixar alguns links de diagramas e vídeos das respectivas peças. Para quem é fã de um FAÇA VOCÊ MESMA, diversão garantida por horas.

Diagrama kusudama Dinara - AQUI
Diagrama kusudama Ostrum - AQUI
Diagrama kusudama Spring -  AQUI
Diagrama kusudama Little Turtle - AQUI
Diagrama kusudama Bougainville - AQUI
Link com vídeo de vários kusudamas.- AQUI
Vídeo kusudama InfinyII - AQUI
Vídeo Rosa com base tsuru - AQUI
Link com vários diagramas de kusudama da  Lukasheva Ekaterina
Site com muitos diagramas de diversos autores - AQUI



Kusudama Buterfly




Outra dica para quem está começando agora e procura por diagramas, o GOOGLE é uma ferramenta indispensável. Basta digitar palavras chaves como: KUSUDAMAS DIAGRAMAS (imagens) KUSUDAMA PASSO A PASSO ou HOW TO MAKE KUSUDAMAS VÍDEO

Agora acabou!
Até a próxima.
Bjs
Flaviane Koti

32 comentários:

  1. Hoje eu sei quem luta pode vencer,
    Ousar é a melhor maneira de vencer
    SE VOU VENCER SO DEUS SABE MAS DESISTIR NUNCA.
    Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança
    a mim interessa sómente o
    futuro onde vou morar.
    Sei que parada não posso ficar
    nem ter medo do futuro chegar.
    Não posso passar todo tempo murmurando
    e desanimando meus amigos e amigas.
    E sim passando coragem e dizendo
    lute pela vida..Vale a Pena Viver..
    Um lindo final de Domingo
    beijos no coração ,,Evanir.
    Morre a tristeza nasce a esperança.
    sem poder digitar mais seguindo seu lindo blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que arco-iris para os olhos!
    Todos lindos, e perfeitos!
    E aquele Dominanta Star, vc tem algum video dele? Lindo!
    Realmente o dinara é lindo e uma delicia dobrar, já fiz dois deles, e vc me inspirou a dobrar outro...
    Legal vc divulgar quem fez não sabia, e vou fazer uma visita por lá.
    Bjs e parabéns!
    Vc é uma inspiração!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Flaviane! Amei o " é igual, mas diferente", então são parecidos ou semelhantes?! Eis a questão. É, chamamos de cacofonia coisas que se repete ou que a gente tenta dar enfase, como "subir lá em cima ou descer para baixo", " Muito pouco" (se é muito, então não é pouco ou então é pouquissimo). Chega de correções ortograficas e de Português, nada contra nossa líingua, mas parando para se pensar no final todo mundo se entende. Dia deste recebi um e-mail criticando-me. Confesso que cometo erros de Português (escrita e fala) na hora do post. Alguém enviou dizendo, "será mesmo que você é professora, com tanto erro?" (algo assim, para encurtar a estoria).
    O bom disto tudo, é que alguém visitou meu blog.

    Ah! Teu prêmio está a caminho. Desculpa a demora.
    E meus erros de escrita. rsrsrrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Nossa ficaram lindos! Amei mais ainda você ter postado os diagramas! Obrigada!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Flaaaaaaaa quanta coisa linda e vc não economiza nos papéis em heeehehhe
    Ah eu não acho falta de criatividade repitir modelos, semp5re temos os nossos preferidos! =D
    Fla como que vc faz os seus oripads??
    beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá, Flaviane!

    Parabéns! A postagem está maravilhosa! Para mim são todos únicos e encantadores!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Liiiiindos! Eu acho que apesar das dobras serem iguais, o acabamento realmente fica com a personalidade de cada um. E os seus são realmente maravilhosos. Adoro as combinações de kusudamas, e cores que você faz. Muito bom gosto. Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Heráclito disse: "Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio,pois ao entrar o rio não é mais o mesmo"...Com o origami também é a mesma coisa, cada vez que dobramos um mesmo modelo, ele já mais será igual a dobrado anteriormente. Como diria Lulu santos: "Nada do que foi será, de novo do que jeito que já foi um dia..."

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Flaviane!
    São únicos! Todos bem dobrados e esses papéis.....
    Tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Flaviane!
    Muito agradecida por tua visita! Adoro visitar teu blog, pois além de encher os olhos com teu bom gosto e criatividade, ainda encontro muita generosidade!
    Grande abraço e criatividade pra que te quero!!
    =]

    ResponderExcluir
  12. E outro comentário igual ,mas diferente(rsrs): trabalho perfeito!! De encher os olhos!!

    Parabéns, Flaviane! É sempre um prazer visitar seu blog!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Essas frases são mesmo corriqueiras mas não acho que se aplicam aos trabalhos de origami. Cada um deles por mais igual que possam parecer, algum detalhe diferente ressalta aos olhos e quem o faz sabe que a emoção influencia por demais a sua feitura.
    Fico olhando estes trabalhos e me dá uma vontade louca de aprender, daí me lembro que preciso de uma coordenação motora bastante fina... rs.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Um mais lindo que o outro, dificil escolher um só...rsrsrsrs

    Bjão

    ResponderExcluir
  15. Flaviane!!

    que lindosssssssssssss!!

    será que um desses está a caminho?? :D

    ótimo dia!!

    bjbjs, Marta

    www.martaorigamis.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Flaviane, que origamis maravilhosos você tem aqui!!! Fiquei admirando tudo por aqui... estou seguindo seu blog, gostei muito ;)
    E obrigadão por passar lá no Origami Constructo ^^

    ResponderExcluir
  17. parabens, tudo muito lindo.
    veja meu blog novo de joias.
    fiz minha primeira exposição.

    http://reginaceruccijoias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi Flaviane, tudo bem?

    Obrigado pela visita. O que ilumina meu blog não é o Sol como pano de fundo, mas as visitas iluminadas dos origamigos.

    Sobre mudar, entendo que mudar é sempre bom, mas mudar qdo for necessário. Acho que disse isso no meu primeiro comentário em seu blog, que ele tinha me conquistado só pelo nome "Terapia do Papel", pois para mim o origami é uma excelente terapia......me ajuda a economizar com terapeutas....kkkkkk

    Na minha humilde opinião, seu blog não tem que mudar em nada. Aliás, só aumentar a quantidade de postagem......que tal uma ou duas por dia?! hehehe

    Gosto muito da maneira como escreve e o que escreve.

    Qdo é que vai ter um encontro internacional de origami em Búzios?! Ia ser muito legal, né?! Mas dá um trabalhão......vc já pensou em participar do grupo Dobras. Ele é daí do RJ e a atual presidente, a Jaciara, é super gente fina. Aliás, todos que conheci do Dobras são super gente fina. Fica a dica.

    Tudo de bom e um resto de semana iluminado.

    Ah! Feliz dia do amigo (mesmo que virtual) ontem, hoje e sempre!

    PS: vc é quem nem a Isa Klein....produção em massa e mantendo a excelente qualidade. Parabéns!
    PS2: obrigado pelos diagramas.

    ResponderExcluir
  20. Oi querida! Vim conferir um pouco dessas maravilhas que vc faz! Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  21. Olá querida, olhando seu blog vi uns lindos sinos na postagem d natal, poderia disponibilizar o diagrama, abraços

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Flaviane, que encantos para nossos olhos! Lindos Dinaras! Parabéns

    ResponderExcluir
  24. Fla, já corrigi a postagem. O diagrama da mandala está no blog do Marcelo Kono. http://mhkono.blogspot.com/2011/06/airuma-by-falk-brito.html
    Obrigada por me lembrar desse detalhe importante.

    Gostei do "kusudama floral estrela psicodélica" kkkk imagina uma feita com os papéis que vc usa! Tenho certeza que logo vai aparecer algum no Terapia!

    bjoca

    ResponderExcluir
  25. Flá querida, eu acho tão lindos seus trabalhos, e, pra mim, tão originais e diferentes!!!
    A cada imagem fico mais maravilhada!!!
    Você também trabalha com composições de cores mará! Achei divino o móbile azul turquesa!!!
    Parabéns, minha amiga talentosa!
    Te desejo uma semana abençoada
    Beijossssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  26. estao lindos, acho que passei uns 2 anos sem dobrar um sprin, tornillo etc....
    e são sempre tao lindos

    ResponderExcluir
  27. Flavi tudo continua lindo por aqui!! Parabéns! bjus

    ResponderExcluir
  28. Estamos com saudades!
    Precisa postar coisas lindas pra encher nossos olhos e coração de alegria.

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Fla, estou há tanto tempo sem comentar, eu sempre leio, mas a correria tem me impedido de comentar mais vezes ;o(

    Mas não tem jeito eu entro aqui e fico hipnotizada com teu trabalho, achando tudo lindo demais! Você tem mãos abençoadas.

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  30. Lindo seus trabalhos. Combinação perfeita..Estou aprendendo ,mas os papéis são difíceis de achar tão lindos.
    parabéns

    ResponderExcluir
  31. Tuudo liindo! Parabéns! *-*
    Não sei o nome desse Kusudama do lado direito, pode me ajudar? http://4.bp.blogspot.com/-0lBNsBcH2ZM/ThnOfW4-YoI/AAAAAAAAAjA/8XyAid4ct-M/s1600/kusudama_floral.jpg

    Beijo!

    ResponderExcluir
  32. o diagrama do kusudama rosas... vc tem? achei lindo...

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...