Autora





Sou uma paranaense que já morou no Japão, Minas, São Paulo... e agora em Búzios - RJ.

Esposa, ex-empresária, atualmente dona de casa com orgulho e privilégio, mãe de dois gatos, dois cachorros, e autora do livro "ORIGAMI EM FLOR, Kusudamas, Guirlandas e Buquês" em parceria com minha amiga Vera Young.

Devido a descendência japonesa, o origami foi apresentado quando criança. O barco, avião, sapo, tsuru... confesso que na época só me entusiasmava pelo sapo. Somos em três irmãos e a competitividade se fazia presente nas brincadeiras e o origami do sapo que pula tornava divertida as tardes chuvosas. A busca pelo melhor papel(encontrado em casa), a dobra perfeita para  um melhor desempenho, o maior salto e a vitória...rsrs. 

Bons tempos, como era fácil e barato se divertir.
Mesmo quando morei no Japão, não me interessei pelo origami embora sempre que via um, achasse legal, interessante mas algo ainda me "incomodava"...era o destino do origami.  Deixe-me explicar melhor, e isso é uma opinião pessoal. O que acontecia com a maioria dos origamis que via, é que depois que a pessoa o ganhava, este ia morar em uma gaveta e ficava lá, "guardado" até amassar e ser jogado fora. Que triste fim, pensava eu para algo tão legal.

Até que um belo dia, há poucos anos atrás, uma amiga me perguntou se eu daria uma aula de origami para crianças, coisa simples. Depois de relutar e dizer sim, fiz um intensivo na internet para preparar a oficina, relembrar os origamis aprendidos na infância. Foi quando conheci as KUSUDAMAS(bolas curativas) e sua simbologia. 



Kusudama: 

"Kusudama em sua tradução literal significa "Bola de remédio(kusu=kusuri=remédio e dama=bola). 
No japão, durante a Era Heian(sec.VIII à XII), havia o costume de pendurar saquinhos contendo ervas medicinais sobre a cabeceira das camas dos doentes. 
Com o tempo, passaram a ser ornamentados e perfumados com ervas e fragrâncias.Servia também para afastar o mal e garantir a saúde das crianças. 
Atualmente são usados em comemorações, decoração de ambientes e presente a pessoas queridas em votos de saúde, proteção e felicidade. 
Os cristais dispostos nos móbiles montados por kusudamas, simbolizam a energia que sai do Kusudama. Como a água que escorre por um fio, os cristais representam algumas dessas gotas que concentram a brilham com a luz e passam pelas kusudamas em direção aos cordões.
Os cordões abaixo da kusudama, servem para distribuir e espalhar essa energia, para pessoa ou ambiente, atraindo boas energias e harmonizando o espaço."


Bom, dá para saber que o romance deu certo, a aula também, e os dois(eu e o origami) estamos felizes até hoje.
Desde então, busco o origami que possa ser aplicado a vida, com beleza, harmonia e repleto de boas energias.
Acredito na simbologia das kusudamas, de proteção e harmonia, assim as confecciono com o pensamento voltado para esse fim, são horas de trabalho em cada peça, sempre com muito carinho e dedicação, como deve ser e faço isso com prazer, como uma terapia. Essa é a minha terapia.

Há pouco tempo comecei a desenvolver origamis de minha autoria, são kusudamas, envelopes, cartões, flores, enfim, uma busca pela expressão, um formato peculiar, um pensamento. 

Estes são apresentados no meu blogue,  que não podia ter outro nome a não ser Terapia do Papel também no livro "ORIGAMI EM FLOR, Kusudamas, Guirlandas e Buquês", de Flaviane Koti e Vera Young.

É a minha terapia e minha forma de levar ao mundo, através das dobras, sejam em papel, tecido ou outro material, a arte do origami.

Reforço que o que escrevo e apresento nesse blog, são opiniões pessoais do assunto.
  
Se gostou de alguma peça e, não leva jeito para o origami e quer encomendar me escreve.

Tem um menu novo(2 clicles à direita) chamado SUGESTÕES DE ORIGAMI PARA PRESENTE, nessa página fiz uma seleção com fotos e breves explicações dos origamis que podem ser encomendados. Se não tiver o que procura, não tem problema. Conversando tudo se resolve.


Informações adicionais:

O pagamento é feito por depósito bancário. Assim que é identificado na conta, o pedido é despachado via Correio e, por e-mail, é disponibilizado o número de rastreamento.

O cálculo do frete é feito de acordo com volume e peso do pedido pelo simulador do site dos Correios.

Obrigada pela visita.



Contato pelo e-mail: flavianekoti@gmail.com
Armação dos Búzios - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...