quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Desmistificando dobras - diagrama Cartão e Envelope Lírio

Julho ficou para trás mas deixou lindas lembranças. Foi o mês dos Encontros de origami em SP e no RJ e felizmente eu pude participar de ambos.
Em poucas palavras foram incríveis em todos os sentidos e agradeço, sem colocar nomes pois posso esquecer de alguém e isso seria terrível,  à todos pelo carinho com que fui recebida, pelos organizadores, convidados, contribuintes, sim, aquelas mãozinhas que trabalham nos bastidores fazendo com que tudo fique pronto e aconteça para nossa alegria, enfim, à todos meu muito obrigada, já esperando ansiosa pelo próximo encontro(aff, meu cartão tremeu! juro!)rsrs.

Na Convenção do Dobras no Rio, tive a grata oportunidade de ministrar duas aulas onde ensinei o CARTÃO LÍRIO, ENVELOPE LÍRIO com dicas de suas possíveis variações, a MANDALA LÍRIO e a FLORA LUZ, um modular de 4 peças  bem simpático, todos de minha autoria e criados tomando como ponto de partida o origami tradicional lírio e suas dobras, que gosto muito.


Um origami é considerado tradicional quando não se sabe quando nem quem foi seu criador, mesmo por que, antigamente os origamis eram passados de pessoa à pessoa. Não existia diagramas como hoje nem a preocupação de quem era o autor da obra, e sim que fosse transmitido. Hoje contamos com diagramas e com a internet  e vamos nos adaptando aos tempos modernos com suas urgências e impaciências.



Grata também pela paciência e carinho de todos que assistiram minhas aulas, a Irene Bulcão que foi uma monitora exemplar na aula me ajudando, ao  Tico Volpato que assistiu a aula e deu uma dica valiosa no Cartão Lírio(obrigada Tico), sem esquecer de avisar que o querido blog do Tico, o Desdobrei está de volta para nossa alegria, com suas postagens e textos imperdíveis.
Vida longa ao Desdobrei!

O papel  com ideogramas foi feito pelo Marcelo Kono, em seu blog ele disponibiliza a impressão.

O Cartão Lírio foi meu primeiro origami "criado" já que surgiu meio que por acaso, uma vez que nunca me imaginei criando nada e já me dava por feliz em conseguir dobrar origamis criados por outras pessoas. Não houve cálculo matemático para chegar a essas dobras, apenas brinquei com o papel e o deixei me levar por suas dobras e chegar ao que queria. Acho que foi sorte, obra do acaso...ou instrumento do destino?...

Na dobra do Envelope Lírio, pode-se fazer varições para coração e tsuru.

Depois dele, me empolguei e muitas outras dobras surgiram, mas isso é assunto para outro post.

 E foi assim, simples assim, e agora divido com vocês o diagrama do Cartão Lírio e do Envelope Lírio, feito pela querida Vera Young do Blog Coisas de Papel, que gentilmente aceitou diagrama-los para nós. Obrigada Vera.


Espero que gostem e divirtam-se como eu me divirto com eles.

 DIAGRAMA CARTÃO LÍRIO








DIAGRAMA ENVELOPE LÍRIO



Estes e muitos outros diagramas são encontrados no livro "ORIGAMI EM FLOR, Kusudamas, Guirlandas e Buquês" de Flaviane Koti e Vera Young.

É isso! Bjs divirtam-se e até a próxima.

16 comentários:

  1. Flaviane, obrigada por compartilhar tudo isso conosco :)
    bj

    ResponderExcluir
  2. Querida Flaviane, muito boa sua abordagem sobre o origami no ontem e no hoje... É uma boa discussão, é para ser aprofundada...

    E muito obrigada pelas palavras carinhosas... Fazer os diagramas para você foi uma honra e um prazer...

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que trabalho maravilhoso!!!
    Muito obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Flaviane,
    adorei também o texto sobre o origami. Sobre as criações nem preciso dizer que amei né? Amo lírios!
    Já me contaram que suas oficinas foram ótimas, e todos saíram encantados.
    Obrigada por disponibilizar os diagramas, e parabéns à Vera Young também!
    Este mês realmente foi memorável. Eu também adorei te conhecer, dobrar e rirmos juntas foi o melhor. Realmente o tempo foi muito curto, quando tudo é muito bom, dura pouco, mas tenho esperanças de podermos passar um tempo maior juntas e colocarmos as novidades em dia.
    Obrigada pela visita e o carinho de sempre.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Flaviane!
    Lembra de mim? Nos conhecemos no DoBras o ano passado!
    Parabéns pelas criações! São lindas!
    Agora estou meio afastada das dobras e dos eventos pois estou cuidando do meu bebê, mas assim que eu conseguir dobrarei o envelope e o cartão lírio que achei lindos!
    Beijos!

    Agnes Tame

    ResponderExcluir
  6. Olá Flaviane :)
    Que graciosa sua criaçao amei tão delicado,logo...logo vou me aventurar fazer um seguindo o diagrama.
    Obrigada por disponibilizar,beijocas ;***

    ResponderExcluir
  7. O destino não age sozinho, existe o instante poético da inspiração e se você estava com o instrumento em mãos, foi abençoada! :) Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Flaviane
    Oi. Tudo bem? Saudades.
    Parabéns. Adorei as suas criações. Pena não ter prestigiado a sua oficina, mas... Bem, não faltará oportunidade. Gosto muito do seu blog, dos seus trabalhos, dos seus textos... Espero vê-la em breve. Tenha um excelente final de semana. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Thank you, thank you, thank you for this diagrams :D

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Conseguiu descansar um pouco?

    Obrigado por disponibilizar os diagramas e pela breve explicação sobre dobras tradicionais e a comparação entre como era e como é agora.

    Bom, vc sabe que adorei sua oficina e que vc tirou de letra. Soube explicar corretamente. Não deixou dúvidas. Conseguiu que todos aprendessem bem as suas dobras. Exímia professora! Parabéns!

    Tenha um excelente final de semana e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  11. Ebaaaaa, agora vou tentar dobrar essas belezuras!!!
    Vamos ver no q dá. Hssssss
    Bjokas saudosas. ;D

    ResponderExcluir
  12. Olá Flaviane, estou iniciando no mundo dos origamis e fiquei encantada com o seu trabalho. Posso postar no meu blog os seus diagramas (Com o devido crédito e link para seu blog)?
    Parabéns por tanta inspiração.

    Cati - http://dobrasdeamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cati! Fico feliz em saber que gosta dos trabalhos apresentados no blogue. Seja bem vinda ao maravilhoso mundo do origami.
      Uma forma legal e instrutiva de divulgar o origami é dobrar uma peça, tirar uma foto legal e publicar no seu blogue, ai sim, colocar o LINK, do site, de onde foi tirado, com autoria, etc e tal...abraços

      Excluir
  13. Nossa, que lindo! Obrigada, flor, por esse presente. Amei!!!

    ResponderExcluir
  14. que maravilha...não me canso de vir aqui e aprender e me extasiar....obrigada pela sua generosidade em compartilhar diagramas! Origamar é tão bom, não é mesmo???

    ResponderExcluir
  15. Obrigada!!!uma dica maravilhosa.as cças do projeto vai adorar fazer

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...