domingo, 13 de janeiro de 2013

Agora apresentando o DIAGRAMA da kusudama Margarida!

Origami e flores são assuntos que me deixam feliz. E quando recebo um presente que posso compartilhar com todos é alegria é plena.

Hoje vou falar de Margaridas, margaridas de papel, um bem me quer/mal me quer de bem querer.
Um presente que ganhei e compartilho com vocês para dobrarmos e espalharmos Margaridas pelo mundo.



Esta, margarida de origami foi criada em 05/05/2011 e apresentada nesse post AQUI com uma aparição AQUI também.

Já aqueceu corações e rendeu sorrisos nos broches distribuídos na Convenção do Dobras em julho de  2012, em papel marmorizado, feitos por Irene Bulcão e eu.



E graças as habilidades de Vera Young em diagramação para um bem me quer a todos, de presente aos dobradores de plantão, oferecemos o DIAGRAMA da flor Margarida.



MARGARIDA - também chamada "olho do dia", por suas flores que se abrem ao nascer do dia e fecham ao anoitecer. Na cultura popular como "Bem me quer, mal me quer", brincadeira presente na infância. Em Margaridas mulheres espalhadas pelo mundo. Significa jovialidade, alegria, bem querer, símbolo de bondade e afeto. Até mesmo na culinária se faz presente, e no origami não poderia faltar uma representação brasileira.

Kusudama Margarida dobrado por Vera Young. Foi usado vários tons de verde em papel japonês  para as margaridas e papel Muresco para os conectores.




Com apenas dois módulos para formar a flor, permite inúmeras utilizações, como em broches, kusudamas com ou sem conexões, mandala, pingentes, e outros.


Atualização:

No site Coisas de Papel encontramos uma bela postagem feita por Vera Young, com o diagrama disponível, feito por ela. AQUI


Como podem ver, é só pegar o papel e começar a dobrar.
Mãos as dobras e um bem me quer a todos.

Bjs
Flaviane Koti






segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Orinuno e brincadeira Dica Legal


2013 começando e para o primeiro post do ano, pensei em algo para aqueles que, como eu, gostam de papéis e os carregam para onde quer que vão.

Se você se enquadra nessa turma, está no lugar certo e deve continuar a ler este post.


Todo dobrador(gosto do termo), ou se preferir,origamista, têm um carinho todo especial por seus papéis, os guarda com todo cuidado, por isso e atendendo a um pedido de um amigo(Marcelo Kono), já faz um tempinho, usei um modelo de porta-cartão alterando as medidas de forma a se tornar uma PASTA PARA GUARDAR PAPÉIS, de tamanho 15 x 15cm,  feita em TECIDO.


Um origami simples e de acordo com o diagrama que ganhei do Dobras,  é de autoria de Humi Huzita.


Achei na internet vídeos ensinado a fazer o porta-cartões caso você queira se aventurar por essas dobras.

 AQUI, AQUI , AQUIAQUI e um de porta CD que pode ser usado para guardar papéis também AQUI



A medida de 15 x 15cm é um padrão comum nos papéis de origami importado que compramos, assim como o 7,5 x 7,5cm. Encontra-se outras medidas, sendo estas as mais usadas.



 Algumas dessas pastas já estão reservadas mas é ano novo e queremos que seja divertido então pensei em fazer uma BRINCADEIRA.


No final do ano passado o Norberto Kawakami promoveu uma série de desafios super interessantes para ao final, entre aqueles que completassem todas as tarefas, ganharia um prêmio.
Infelizmente não pude participar(trabalho) mas aproveitando a ideia, uma das tarefas era dar uma 

        DICA LEGAL DE ORIGAMI

É claro que achei super legal, pois acredito que todo mundo tem um "segredinho" guardado na mão e por que não compartilhar ele e de quebra conhecer outras dicas legais e ainda ganhar um presente!?




Então fique atento as regras da brincadeira:


  • Quem quiser participar manda um e-mail para flavianekoti@gmail.com com o título de ORIGAMI-DICA LEGAL, até dia 12/01/2013  às 00:00 horas.


  • Dia 13/01/2013 domingo, pretendo ir ao encontro de aniversário do Grupo MLO que será em Petrópolis. 
  • Reunirei as dicas e lá, com ajuda de todos, escolheremos a melhor entre as enviadas.


  • As dicas enviadas pelos participantes serão postadas aqui no blogue para todos, em uma postagem especial, já anunciando o vencedor. OK!?
  • Vale para residentes no Brasil.



E O PRÊMIO???

Ah sim, a melhor dica ganha uma PASTA DE ORINUNO para guardar papéis de origami de 15cm.

Então, "simbora" participar que o tempo é curto e eu estou esperando sua dica.

Bjs



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...