sábado, 2 de outubro de 2010

FUROSHIKI - Uma eco bag simples, versátil e reutilizável

...sabia que estava falando algo, na postagem sobre ORINUNO-(origami com tecido), e era o FUROSHIKI.
Vocês vão adorar essa técnica! Eu já aderi
Simples, versátil, ecológico e reutilizavél, essa é a proposta do Furoshiki, nome dado para um pedaço de tecido quadrado, que depois de algumas dobras e nós, se transformam em  embrulhos para transportar objetos de forma segura e charmosa, sempre com muito estilo.
O furoshiki pode assumir várias formas, de acordo com as dobras e nós. São bolsas, embrulhos para garrafas, livros, presentes, e tudo mais que sua imaginação e criatividade permitirem. Não deixa de ser um origami de tecido. Embora tenha passado por um período, quase esquecido, hoje ele retorna mais atual do que nunca.
Como a cultura japonesa é muito antiga, as datas de surgimento do Furoshiki não são específicas, mas foram mantidas através de gerações. Sabe-se que eram utilizadas para embrulhar as roupas daqueles que frequentavam as casas de banho públicas, no Japão. Na época dos senhores feudais, suas roupas eram embrulhadas em um pano com o brasão da família para que não fossem confundidas com outras. Esse pano era usado para forrar o chão em que os senhores pisavam. Ainda hoje, os japoneses apreciam essas casas de banho, eu mesmo já fui a uma delas, mas confesso que prefiro a privacidade do meu banheiro
O próprio nome furoshiki, se escreve com os ideogramas furo=banho e shiki=abrir, espalhar.
Contudo, adoro os japoneses, conseguem ser atuais, inovadores mas sempre mantendo suas tradições. Um bom exemplo a seguirmos.

Em 2006 o governo japonês lançou uma campanha incentivando o uso do Furoshiki, como opção ecológica as sacolas plásticas, concientizando a população sobre os problemas que estás causam ao meio ambiente.

É uma ótima opção para se ter a mão, já que a lei sobre sacolas plásticas, finalmente entrou em vigor no Rio de Janeiro.


LEI: no dia 15/07/2009 foi sancionada a Lei 5.502, que determina o recolhimento e substituição das sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis, no Rio de Janeiro.
Apartir da sanção, microempresas passaram a ter 3 anos para se adaptar à lei; pequenas empresas, 2 anos; e empresas de grande porte, 1 ano.

OPÇÃO: a cada 50 sacos plásticos entregues por qualquer pessoa, o estabelecimento deve trocar por 1 quilo de arroz, feijão ou outro produto da cesta básica.
Alguns supermercados oferecem R$0,03 de desconto a cada 5 itens comprados, aos consumidores que usarem as Eco Bags.(no mercado da minha cidade começaram a dar o desconto esta semana)

MULTA: quem descumprir a lei está sujeita a multa que varia de 100 a 10 mil UFIRs - RJ (entre 201,83 e R$20.183).


Bom, acho que dei motivos suficientes para aderir ao Furoshiki. Basta um pedaço de tecido, ou lenço. Gosto de bolsa grande pois carrego muita coisa, e quando saio com meu marido, esses itens aumentam, então compro o tecido com 1,20 m pelo menos. Tem opções de preço para todos os bolsos. Um tipo barato é o gorgurinho.
As estampas estão em todas as vitrines,  característica marcante no Furoshiki.
Se não quiser usar como bolsa, pode deixar dobrado dentro dela usando qdo necessário, como no mercado para carregar suas compras e ainda ganhar um desconto,  na praia como canga, ou para fim de tarde, quando bate aquele ventinho...
Existem muitas formas de utilizá-la, escolha a sua e divirta-se.
...tudo bem que o sonho de consumo de nós mulheres é uma bolsa  Chanel, mas nós podemos ser felizes com uma bolsa de chita, bem colorida! O meio ambiente agradece.


Aqui  tem um vídeo muito bom que ensina vários modelos de bolsas.

http://www.melhoresvideoaulas.com/mva/artesanato/item/359-aprenda-a-fazer-uma-bolsa-de-furoshiki.html

Neste outro link tem vários videos

http://www.youtube.com/watch?v=4Qd2Vj_Z6tM

Aqui ensina como embrulhar vários objetos. Não tem segredo, é só seguir o desenho.





Essa é a minha, feita com uma canga retangular, mas que dobrei formando um quadrado.




Divirtam-se!

Bjs Flaviane Koti

4 comentários:

  1. Oi! Flaviane
    Muito legal as dicas de furoshiki!
    Obrigada por compartilhar conosco!
    bjs
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Adorei e te linkei no meu post. Muito bacana!
    Beijoooo

    http://fernandareali.blogspot.com/2009/12/bolsa-de-furoshiki.html

    ResponderExcluir
  3. Esse blog se eupera a cada dia! Tudo lindo! Adorei a idéia de bolsa!

    ResponderExcluir
  4. Marido e eu ADORAMOS origami!!! Ai que saudade de Búzios.....
    bjs,
    Verônica

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...