sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Uso consciente da água - nosso bem mais precioso

Nosso bem mais precioso está ameaçado.

Cachoeira da Pousada Caminho das Candeias - Lumiar-RJ

Que a água é essencial  à vida, todo mundo sabe,  que é abundante também, mas  parece que muitos ainda não sabem que a água potável  é escassa e insuficiente para todos, e continuam usando-a  de forma irracional.
Os dados são alarmantes

Mais de um bilhão de pessoas não tem acesso a água tratada.
Quase dois bilhões de pessoas não tem serviços adequados de saneamento básico, consequentemente, cerca de dez milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência  de doenças intestinais transmitidas pela água.

Quantas  vezes me deparei com pessoas disperdiçando água, sem remorso algum. Tudo bem que há lugares onde a água potável é abundante, mas não quer dizer que possam disperdiçar.
Moro em uma região litorânea onde há muita água mas não  potável. Búzios chove pouco e faz muito calor, ótimo para os turistas, péssimo para minhas plantas.
Por incrível que pareça,  minha casa é abastecida com caminhão pipa. Pago muito caro por ela e a uso com moderação. Também compro água mineral para beber.
Estou lendo o livro 1808 de Laurentino Gomes, muito bom por sinal recomendo, onde se relata que todo o excremento da população era jogado no mar pelos escravos. O pior é saber que ainda hoje é feito em alguns lugares, mas agora são feitos pelos chamados  emissários submarinos. Lamentável.

Podemos mudar a história, fazendo nossa parte começando em casa:
 
Escove os dentes, lave a louça com a torneira fechada, por favor;
Se precisar lavar uma calçada, utilize água da máquina de lavar roupa;
Banho ter que ser rápido;
Ao lavar as verduras, rezerve a água e regue uma planta ou simplesmente jogue no gramado;
Se Você mora próximo a praia, não construa piscina;
Conserte todo e qualquer vazamento;

Estas retirei de um artigo sobre uso consciente da água. São 24 dicas úteis.
Link para o texto na íntegra AQUI



NO BANHEIRO 1. Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água/descarga, em vez dos mais de 20 litros das válvulas de parede convencionais. Modelos mais modernos trazem, ainda, um duplo botão para três e seis litros, que podem ser acionados de acordo com a necessidade. Se a urina for separada nas tubulações de esgoto, poderá ser reutilizada para a fertilização de solos, ou seja, será uma carga a menos de nutrientes a ser jogado nos rios; 2. Bacias sanitárias com válvulas gastam menos água, ou seja, a cada seis segundos com a válvula acionada, gasta-se, em média, de 10 a 14 litros de água. Quando a válvula está com defeito, o consumo pode aumentar para 30 litros;3. Mantenha a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro; 4. Se os 19 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo diminuírem a descarga, pelo menos uma vez ao dia, serão economizados mais de 160 milhões de litros/dia, o que equivale ao abastecimento de uma cidade do porte de Santo André (São Paulo). 5. A ducha gasta três vezes mais do que o chuveiro comum. Considerando a abertura total do registro e um tempo de 15 minutos, um banho de ducha consome, em média, 243 litros de água. Se o for com o registro meio aberto, a economia é de 90 litros. Com o chuveiro elétrico, o consumo seria reduzido de 153 litros para 51 litros; 6. Se desligamos a ducha enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo para cinco minutos, o consumo cai para 81 litros; 7. Se, ao escovar os dentes, enxaguarmos a boca com a água do copo, economizamos 3 litros de água; 8. Cada cinco minutos com a torneira aberta gasta em torno de 25 litros, quantidade suficiente para que uma pessoa beba a quantidade de água necessária em 12 dias. Então, feche a torneira sempre, enquanto escova os dentes, faz a barba e lava o rosto. Assim, gastará apenas 2 litros, em média, então, economizará cerca de 23 litros/dia. NA COZINHA 9. Antes de lavar a louça, panelas e talheres, remova bem os restos de comida de todas as peças e deixe-as de molho, se necessário. Ensaboe tudo, primeiro – mantendo a torneira fechada, claro! -, para depois, então, enxaguar de uma só vez; 10. Ao deixar a torneira meio-aberta, por 15 minutos, para lavar louça, gastamos em torno de 243 litros de água. Se você instalar um arejador na torneira da cozinha, nas mesmas condições, economizamos 105 litros de água. 11. Você sabia que, para lavar um copo é necessário gastar, pelo menos, dois copos de água? Que ironia! Quer dizer que, se tomamos um copo de água para matar a sede, desperdiçamos outros dois para mantê-lo limpo! Como tomamos água o dia todo – pelo menos é o que devemos fazer.
.. - não é necessário lavar o copo toda vez que o usamos. Então, reserve-o para usar mais vezes;12. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres, gasta 40 litros. Em comparação com uma lavadora de roupas, o gasto é bem menor, mas o ideal é optar pela lavagem à mão, certo?; NA LAVANDERIA 13. Não lave a roupa aos poucos, deixe-a acumular um pouco e lave tudo de uma vez, sempre lembrando de fechar a torneira enquanto esfrega e ensaboa as peças. Lembre-se: a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 243 litros. 14. Roupas muito manchadas e sujas, podem ficar de molho. Depois, utilize esta água para lavar a lavanderia ou o quintal; 15. Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora com capacidade para cinco quilos, em operação completa, gasta, em média, 135 litros; TORNEIRAS 16. A boa manutenção é a melhor forma de evitar desperdícios. Ao mínimo sinal de vazamentos, procure assistência rápido; 17. Troque o “courinho” da torneira com freqüência. O gotejamento lento gasta em torno de 400 litros/mês. Já o rápido gasta, em média, mil litros/mês. Sabe aquele filete de água que escorre quando não fechamos a torneira direito? Gasta cerca de 6.500 litros/mês!!; 18. Mais um lembrete para você usar as torneiras com consciência! Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água/minuto; se estiver pingando, são 46 litros/dia, ou seja, quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa por 20 dias. Se por descaso, a torneira fica aberta por 15 minutos com 1/4 de volta, o gasto é de 108 litros. Com 1/2 volta, 280 litros. Com uma volta completa, 380 litros de água são gastos; 19. A instalação de reguladores de vazão nas instalações hidráulicas podem reduzir o consumo de água em até 50%; 20. Um buraco de dois milímetros em qualquer encanamento desperdiça cerca de três caixas d’água de mil litros; ÁREAS EXTERNAS E CARRO
21. Evite lavar calçadas, quintais e carros com freqüência. Se for inevitável, use balde e vassoura no lugar de mangueira ou vassoura hidráulica. Esta é uma das piores invenções, que prioriza apenas o conforto: gasta quase 280 litros de água em 15 minutos!; 22. Ao molhar plantas, use o regador: o gasto é bem menor do que se você usar mangueira. Mas, se tiver um jardim grande, opte pela mangueira com esguicho-revólver: é mais econômica. Quer ver? Dez minutos com a mangueira normal, gasta cerca de 186 litros de água; já com a que tem esguicho-revólver, a economia é de 96 litros; 23. Evite lavar o carro durante a estiagem, mas, se for muito necessário, prefira
usar balde e panos, nunca a mangueira. O gasto médio com mangueira é de 560 litros/30 minutos. Com balde e pano, você gasta 40, ou seja, a economia é de 520 litros;
24. Uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e ao vento, perde 3.785 litros de água/mês, por evaporação. Para você entender o tamanho do desperdício, basta dizer que essa quantidade supre as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas, por cerca de um ano e meio. Além disso, a piscina coberta diminui a perda de água por evaporação em até 90%. Precisa mais? Então, cubra sua piscina sempre que não estiver sendo usada. E, se você mora em condomínio, converse com o síndico sobre a importância dessa prática.
- não é necessário lavar o copo toda vez que o usamos. Então, reserve-o para usar mais vezes;12. Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres, gasta 40 litros. Em comparação com uma lavadora de roupas, o gasto é bem menor, mas o ideal é optar pela lavagem à mão, certo?; NA LAVANDERIA 13. Não lave a roupa aos poucos, deixe-a acumular um pouco e lave tudo de uma vez, sempre lembrando de fechar a torneira enquanto esfrega e ensaboa as peças. Lembre-se: a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 243 litros. 14. Roupas muito manchadas e sujas, podem ficar de molho. Depois, utilize esta água para lavar a lavanderia ou o quintal; 15. Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia. Uma lavadora com capacidade para cinco quilos, em operação completa, gasta, em média, 135 litros; TORNEIRAS 16. A boa manutenção é a melhor forma de evitar desperdícios. Ao mínimo sinal de vazamentos, procure assistência rápido; 17. Troque o “courinho” da torneira com freqüência. O gotejamento lento gasta em torno de 400 litros/mês. Já o rápido gasta, em média, mil litros/mês. Sabe aquele filete de água que escorre quando não fechamos a torneira direito? Gasta cerca de 6.500 litros/mês!!; 18. Mais um lembrete para você usar as torneiras com consciência! Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água/minuto; se estiver pingando, são 46 litros/dia, ou seja, quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa por 20 dias. Se por descaso, a torneira fica aberta por 15 minutos com 1/4 de volta, o gasto é de 108 litros. Com 1/2 volta, 280 litros. Com uma volta completa, 380 litros de água são gastos; 19. A instalação de reguladores de vazão nas instalações hidráulicas podem reduzir o consumo de água em até 50%; 20. Um buraco de dois milímetros em qualquer encanamento desperdiça cerca de três caixas d’água de mil litros; ÁREAS EXTERNAS E CARRO
21. Evite lavar calçadas, quintais e carros com freqüência. Se for inevitável, use balde e vassoura no lugar de mangueira ou vassoura hidráulica. Esta é uma das piores invenções, que prioriza apenas o conforto: gasta quase 280 litros de água em 15 minutos!; 22. Ao molhar plantas, use o regador: o gasto é bem menor do que se você usar mangueira. Mas, se tiver um jardim grande, opte pela mangueira com esguicho-revólver: é mais econômica. Quer ver? Dez minutos com a mangueira normal, gasta cerca de 186 litros de água; já com a que tem esguicho-revólver, a economia é de 96 litros; 23. Evite lavar o carro durante a estiagem, mas, se for muito necessário, prefira
usar balde e panos, nunca a mangueira. O gasto médio com mangueira é de 560 litros/30 minutos. Com balde e pano, você gasta 40, ou seja, a economia é de 520 litros;
24. Uma piscina de tamanho médio, exposta ao sol e ao vento, perde 3.785 litros de água/mês, por evaporação. Para você entender o tamanho do desperdício, basta dizer que essa quantidade supre as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas, por cerca de um ano e meio. Além disso, a piscina coberta diminui a perda de água por evaporação em até 90%. Precisa mais? Então, cubra sua piscina sempre que não estiver sendo usada. E, se você mora em condomínio, converse com o síndico sobre a importância dessa prática.


Mais informações sobre o assunto com várias dicas AQUI 



Seja consciente e faça a diferença.
Defenda o nosso bem mais precioso.



Serra dos Orgãos -RJ


Armação dos Búzios - RJ


Mais de 90% de toda água do planeta é imprópria para uso...



Foz do Iguaçu

Pode ser um clichê, mas a natureza é perfeita e generosa, e temos muito que aprender com ela.

Bjs
Flaviane Koti

2 comentários:

  1. Olá Flaviane, muito boa a sua participação na blogagem coletiva, juntos somos mais fortes!!bjus

    ResponderExcluir
  2. Poucos dão valor e a maioria nessa era infelizmente nunca vai ter conciencia.
    Quem sabe a tecnologia um dia imponha as gerações futuras a educação ecologica da mesma forma que esta alfabetizando na marra essa nossa atraves da telecomunicação como vem fazendo ?
    Bj.

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...