domingo, 10 de abril de 2011

Orinuno e os tais Biscornus

Às vezes me assusto com o passar tão rápido das horas. Depois de uma ausência virtual, dias de folga, encomendas, vários projetos em andamento e uma exposição para a Semana Santa, venho dar o ar da graça.
Como prometido vim falar sobre os tais Biscornus, mas antes quero mostrar um projeto em orinuno que terminei.

Gosto de papel, do origami em particular por suas inúmeras possibilidades, e gosto de tecido, linhas, suas texturas, cores...e se puder unir tudo isso é a felicidade.
Assim finalizei mais um projeto em orinuno.


Esse origami é um modelo bem interessante já que pode ser usado como envelope, embalagem de presente ou até sachet como já vi em algumas fotos pela internet.


Resolvi testar em Orinuno e gostei do resultado. Apliquei um botão e um elástico para que nada se perca de seu interior podendo assim ser levado na bolsa.
Eu, como sempre carrego papéis para dobrar, ganhei uma embalagem bem charmosa e original.


No Japão, a moeda furada de 5 yenes é presenteada como forma de amuleto para atrair dinheiro. A minha já está velhinha mas a fé continua a mesma. Quando voltei do Japão trouxe algumas para presentear e agora achei a embalagem perfeita.

Esse, dobrei em papel 15x15 cm resultando em um tamanho final de 5,5x5,5cm.


Para quem quiser fazer segue o diagrama da direita. Não lembro de onde tirei esse diagrama pois faz tempo, nem o autor. Me desculpem.


E o tal BISCORNU?

Como falei, o ponto cruz é uma paixão de inverno e em meio aos origamis refresco ou esquento a cabeça com o ponto cruz. Em busca de algo rápido e interessante para bordar - se é que posso chamar um dia de trabalho de algo rápido- encontrei essas coisinhas mimosas.
O termo biscornu vem do francês e se refere a algo com forma irregular, de formato estranho...
Agora é mania entre as bordadeiras. São inúmeros modelos que misturam várias técnicas e aplicações obtendo um resultado lindo. O que o faz ter esse formato tão peculiar é a forma como é costurado.
No meu modo de ver - sou suspeita é claro- é o tipo de coisa que se olha e mesmo que vc não saiba manusear uma agulha, não goste de costura, vai querer ter um para chamar de seu!



Podem ser usados como agulheiro, montados como sachet ou apenas como enfeite. Sem dúvida é um ótimo presente.


Esse foi o primeiro que fiz e já foi morar em outra casa.


Esse terminei está semana. Todos os gráficos foram retirados da internet. O modelo foi criado pela Maria Filomena que gentilmente dispinibiliza o gráfico dele e de vários outros em seu blog. São lindos, dá vontade de fazer todos. Sem dúvida ela, como diz a expressão, é uma bordadeira de mão cheia e muita criatividade.
O biscornu rosa com verde da primeira foto também é criação dela.

http://filomena-crochet-tricot-costura.blogspot.com/search/label/biscornus


No Blog Flores no Jardim - Lee Albrecht se encontra lindos trabalhos, um tutorial de como montar um biscornu e até kits à venda.


Aqui mais algumas idéias postas em prática usando o ponto cruz com cartonagem.


O sumiço foi produtivo.
E para terminar deixo aqui a foto de um trabalho lindo que comprei da Penha através de seu blog.
Não ligo muito para Páscoa mas quando vi esses ovos fiquei apaixonada e reservei os meus. Eles podem ser recheados com bombons, não é o máximo!
Minha Páscoa via ser doce e colorida.
Fica a dica, em vez de comprar os tradicionais ovos de chocolate que estão os olhos da cara passa lá no blog dela e encomenda o seu, ainda dá tempo, ela é super rápida, atenciosa e o preço é ótimo.

http://penhaart.blogspot.com/2011/02/e-pra-onde-foram-os-coelhinhos.html


Deixo aqui meus parabéns para querida amiga Anna do blog Segredos da Anna, um blog encantador como sua dona. Ontem foi seu aniversário. Felicidades amiga!

Por hoje é só mas tem mais novidade vindo por aí.
Bjs
Flaviane koti

31 comentários:

  1. DESAPONTADA....!!
    A minha lombriga aqui achou que biscornu era um doce ou qualquer coisa de comer...
    Mas eu gostei! Muito.
    ;P

    ResponderExcluir
  2. Flaviane,
    o seu blog foi uma grata surpresa....
    É lindo....Muito obrigada pelas suas carinhosas palavras...
    Vou fazer uma postagem sobre o teu biscornus ....
    Gostei também de saber que você conhece a Lee Albrecht, uma grande amiga...
    abraços de Maria Filomena

    ResponderExcluir
  3. Flaviane, vi seu biscurno no blog da Filomena e vim conhecer sua TERAPIA DO PAPEL... adorei, quantos trabalhos lindos e os biscurnos , adoro!!

    bjim e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Flaviane...nem acreditei qnd vi esse seu post...acabe de comprar desse tecido preto com floresinhas brancas...e adivinha o q eu fiz??
    amanhã mesmo vou postar a caixinha q fiz....é mt parecido com esse envelope q vc fez, mas a minha fica tipo uma bolsinha...vi o diagrama em uma revista de origami. Mais coincidências assim e nem sei...rsrsrsrsrs aaaaa... e foi vc q me animou a mexer com orinuno,,,obrigada! pois adorei!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fla
    Adorei este post trouxe muita coisa bonita e diferente!! Ah eu tbm tenho uma moeda japonesa eu deixo ela no meu cofrinho para trazer mais dinheiro uahuahuhahauhau
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Já imprimi o diagrama e vou tentar, será que consigo? Não tenho tanta destreza e fico admirada com tanto talento! Gostei muito desse porta tesouras e agulhas, bom para amarrar na máquina de costura e ter sempre a mão!
    O tempo passou rápido porque você produziu muiiiiiiiiito!!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acabei de conhecer o teu blog. Adorei!!! É tudo lindo por aqui... Parabéns!
    Já estou seguindo para não perder as novidades.
    Boa semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fla mas que máquina ruim é essa?!?!?!? uahahuahuhua Ah quando a peça é muito pequena eu ligo a opção macro da máquinha pq se não só ia aparecer um borrão!!hehehhhe
    beijão

    ResponderExcluir
  9. Oi Flaviane!
    Amei o "galinha de Páscoa", como não pensei nisso antes?!
    Eu também gosto mais da idéia da galinha como opção para a Páscoa do que a dos tradicionais coelhos...
    Bjim e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Olá Flaviane adoreiiiii,,,,obrigada viu,,,hj ou amanhã vou postar as fotos,,,esse orinuno está me encantando que sabe me inspiro e faço uns também...mais uma vez obrigada!bjks

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Flaviane!
    Nossa, pelo que pude ver por aqui você é de fato uma grande artista.
    Obrigada pela visita.
    Bom saber que vc mora pertinho. Tenho muita vontade de passar um fim de semana em Búzios.
    Adoro origamis, o japão e nasci em Maringá.
    Bjos, Norma

    ResponderExcluir
  12. Quanta criatividade! Blogs que surpreendem por postagens criativas merecem um selo especial, tenho um pra você no meu blog. Passa lá:
    http://deturistaaviajante.blogspot.com/2010/11/dia-da-criatividade.html

    ResponderExcluir
  13. Tudo lindo e delicado neste post, ameeei!
    Um beijoooo

    ResponderExcluir
  14. Olá, Flaviane!

    Que tudo! Quanto capricho!

    É muito bom diversificar, fazer e aprender outras artes e você é mesmo boa em todas, além de nos inspirar.

    :-* beijos

    ResponderExcluir
  15. Flavi QueridA e AmadA AmigA, qta coisa linda vc colocou nesse post!
    Nem dá para dizer o q mais gostei.
    Eu tb amo bordar e pto de cruz é a minha preferência. Devido a tendinite tenho evitando um pouco, mas ultimamente estou retomando o crochê e o pto de cruz. Vcs amigas blogueiras de plantão estão resgatando isso em mim.
    E esses biscornus! O q são? Lindos D+. Vou correr lá na Filomena para pegar os moldes e reproduzí-los aqui em casa.
    AmigA, quero tb agradecê-la pelo carinho de sempre comigo e com meu bloguito. Qto carinho e gentileza tenho recebido de vc! Nem tenho palavras para agradecer tamanho carinho. OBRIGADA é pouco, mas é o q nosso idioma permite. Hsss
    Saiba q me sinto imensamente abençoada por Deus por ter pessoas lindas e encantadoras como vc em minha vida. ;D
    Dia destes irei à Búzios para te conhecer pessoalmente. Sei q será mágico!!
    Ahhh, desde q recebi sua cx mágica sempre q ia para Friburgo esquecia de levar os kussudamas q vc enviou. Agora no meu niver, levei e entreguei para minha irmã e mãe. Agora são mais 2 casas com a belezura de seu trabalho. Ellas ficaram encantadas com sua arte. OBRIGADA por proporcionar esse carinho para mim e minha família.
    Bjs eme seu coração querido!! ;*

    ResponderExcluir
  16. Olá, Flaviane!

    Adorei o comentário (rs). Da minha parte, estou com a produção em andamento. Mudei de ideia quanto as cores várias vezes(rs). Passeei pelo seu blog buscando saber se você tinha alguma predileta, mas não encontrei nada. Confesso que me dá um frio na barriga preparar algo para você, já que você é tão caprichosa, tenho medo de não agradá-la.

    Mas tenho a intenção de que você receba algo diferente e bacana, que ainda não tenha circulado tanto pelos blogs. Para mim, está sendo muito bom me envolver com isso, tenho até aprendido algumas coisas que não sabia e testei dobras diferentes...
    Surpresa ;-)

    :-*
    beijo

    ResponderExcluir
  17. Olá Flaviane tudo bem querida?
    To passando aqui pra te dizer que o grupo Origamigos de Brasília está realizando uma troca de Atc em comemoração do aniversário de 6 anos do grupo,a troca será dia 21 de maio,e se vc quiser participar me avisa que faço sua inscrição e também realizo a troca pra vc,são dois grupos de 20 pessoas e ambos tem vagas.estou convidando você a Ivani e a Dani do Arte que Dobra a vida,me responsabilizo pela troca e pelo reenvio,suas dobras são tão lindas que iria agradar muito...fora que é uma delícia fazer essas trocas...um beijo qualquer coisa to aqui...

    ResponderExcluir
  18. Oi Fla
    Então essa é minha segunda gueixinha, e desenhar carinha eu tbm nem tento,eu desenho muito mal pior do que uma criança de 5 anos uahauuahahah, é por isso que eu dobro papel!!=D
    beijão

    ResponderExcluir
  19. É Páscoa e nada melhor do que os coelhinhos de origami para comemorar esse dia tão especial!!!

    Jesus nos mostrou e nos mostra sempre e a todo o tempo o verdadeiro caminho do bem!!!
    E por maior que seja nosso sofrimento se acreditarmos em Deus nosso Pai, superamos com muita força e resignação!

    Obrigada Senhor Jesus por tudo de tão maravilhoso que tu reservaste para nós!

    Feliz páscoa a todos vocês e suas famílias!!!
    Daiane e família
    E todas as lagartixas desse ateliê!

    ResponderExcluir
  20. Flaviane

    Eu adorava poder comprar alguns dos seus trabalhos...sou sua fã.
    Com uma dessas moedas da sorte Japonesas, mandei fazer aqui uma pulseira...ficou bem bonita. Tem couro e cobre associados.

    Uma Páscoa Muito Feliz para vc e todos os que ama!

    Bem haja sempre por seu carinho...

    Mil ternurassssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  21. Ah que lindo! Adorei, parabéns! Passando tb para desejar uma feliz Páscoa! Bjo, bjo! She

    ResponderExcluir
  22. QueridonA, eu sabia q vc ia gostar do coelhinho de guardanapo feito em dobradura.
    Qdo pensei na postagem lembrei logo de vc.. É incrível como, mesmo de longe e em tão pouco tempo, euu já conheça vc como se fora de mts anos. Hsss
    E olha, linda e excelente Páscoa para vc e sua família tb. Q Deus a ilumine e esteja contigo sempre. Q seja uum momento de renascimento e alegrias para marcarem um novo ciclo de felicidades neste ano de 2011.
    Bjs e mts abraços para vc. ;D
    Bjs e mts abraços nesse dia.

    ResponderExcluir
  23. Voltei para lhe desejar um excelente domingo de páscoa!! Beijus,

    ResponderExcluir
  24. Eu imaginava que biscornu era algo pra comer, bem gostoso... rsrsrs
    Que pecinhas mais lindas, lendo as suas aventuras dá até vontade de comer, ops, fazer... hehehe
    Gostei do envelopinho. Vc capricha mesmo hein. Parabéns! sabes que é muito prazeroso passear aqui no Terapia... é mesmo uma verdadeira terapia!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  25. Oi Flaviane tudo bem?
    Nossa parece bem complicado né? eu ainda não me arrisquei, pq parece que precisa de um material bom, estilete estas coisas ... mais vou tentar um dia desses rs!
    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  26. Oi Flaviane!
    Mais um selinho pra você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Tudo bem querida, eu entendo. Sem pressa.
    Ficarei no aguardo das novidades...Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  28. P.S: Agora que reparei na caixinha rosa com o biscornu dentro...Me lembrou o Natal com Origamigos!

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela visita!! bom fim de semana para vc tb!
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Seu capricho é contagiante, parabéns pelos lindos trabalhos!bjus

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...