terça-feira, 14 de setembro de 2010

A História de Sadako e os 1000 tsurus

Quando a bomba atômica foi lançada em Hiroshima, a menina Sadako tinha 2 anos. Mas não foi ferida.
Foi uma criança normal, que gostava de correr, até que começou a sentir tonturas, e não conseguir mais levantar. Foi levada ao hospital e diagnosticada com Leucemia. Doença causada pelos efeitos radioactivos da bomba.
No hospital, a melhor amiga de Sadako, Chizuko, levou-lhe papéis de origami e contou uma lenda japonesa, a dos 1000 tsurus. Para os japoneses, o tsuru é uma ave sagrada que pode viver até 1000 anos, e diz a lenda que se uma pessoa dobrar 1000 tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, terá seu desejo realizado.
Então Sadako se pôs a dobrar, com a esperança que seu desejo de cura fosse atendido e que pudesse voltar a fazer o que mais gostava, correr. No entanto, ela faleceu em 25 de Outubro de 1955,  antes de completar os 1000 tsurus.
 Seus amigos dobraram os 356  tsurus restantes para que fosse enterrada com os 1000 pássaros e fizeram mais. Jovens de todo o país uniram esforços para recolher fundos e construir um monumento que eternizasse sua memória, tornando-o realidade em 1958.
Foi construída no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, uma estátua em sua memória e de todas as crianças  mortas pela bomba,  com os dizeres:


                                                            "Eis o nosso clamor
                                                             Eis a nossa prece
                                                            Para construir a Paz no mundo."





TSURU

O tsuru(cegonha ou grou) é  possivelmente, o pássaro mais velho da Terra. Considerado o pássaro companheiro dos eremitas que meditavam nas montanhas, estes, pessoas místicas que acreditavam terem poderes sobre naturais para não envelhecer. Assim o Tsuru passou a ser considerado um pássaro de vida longa. Hoje é símbolo de vida longa, felicidade e paz.

Embora tenha dobrado MUITOS tsurus não sei se cheguei aos 1000, mas fiz algo diferente.
Tenho como um hobby, o Ponto Cruz e fiz um quadro de tsurus que fiquei muitos meses bordando.










 Outro dia posto meus outros trabalhos em Ponto Cruz.

 Bjs    Flaviane Koti

Um comentário:

  1. Vim aqui para dizer que sou apaixonada por origami, e visito sempre seu blog.
    Em 2013 fiz os mil tsurus e os enviei para Hiroshima. (http://verahl.wordpress.com/2013/02/10/projeto-mil-tsurus-terminado/)
    parabéns pelo seu trabalho. bjs Vera

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...