segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Magia de um Simples Pedaço de Papel

Há alguns anos, encontrei este texto na internet, me chamou tanto a atenção que imprimi para te-lo em mãos. Infelizmente, não lembro de onde tirei, até fiz umas buscas, mas não encontrei a autoria. Prometo que assim que descobrir, coloco os créditos.

"No Origami se aprende a respeitar uma folha de papel. Explica-se esta atitude através da mentalidade oriental, que não tolera o desperdício. Inclusive um dos maiores ditados populares no Japão é "não se pode desperdiçar nem uma folha de papel".
Para eles as dobraduras têm todo um significado simbólico, assim, o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga - a longevidade e o "tsuru"(ave símbolo do origami) - boa sorte, felicidade, saúde.
Transformar uma simples folha de papel numa flor, balão, ave ou qualquer outro objeto de forma tridimencional, é um momento mágico do Origami.
Mas além, da beleza do trabalho, que gratifica quem faz e quem vê, o Origami traz em sua essência uma grande filosofia de vida. "No Origami a primeira dobradura deve ser muito bem feita, para que o papel possa ficar em pé. Assim também é na vida. As crianças devem receber uma boa educação, pois se não tem uma boa estrutura não conseguem ficar em pé", ensina kazuko Horiuchi, professora de Origami. Diz ainda a origamista Kunihiko Kasahara que " dobrar o papel parece um ato extremamente simples, mas este simples movimento na realidade nos fornece uma grande alegria que invade nossa alma".
Assim o origami é considerado um importante instrumento educativo e terapêutico. Seu uso trabalha com a parte física e o lado emocional, onde estudos comprovam que ao tabalhar com as duas mãos, é exercitada toda à parte do cérebro. Exercitando ainda a coordenação motora, atenção, visualização espacial e criatividade."

Como vocês podem ver, este texto me inspirou tanto que influenciou até no nome do Blog (Terapia do Papel).
Que tal colocar a mão na massa agora. Comece já sua auto terapia.Segue abaixo o diagrama dos 3 principais símbolos do origami.

DIAGRAMA SAPO


DIAGRAMA TSURU



DIAGRAMA TARTARUGA

Existem muitos outros modelos de tartaruga e sapo, caso queiram se aventurar um pouco mais façam buscas na internet. Vão encontrar origamis incríveis.

Com esses 3 diagramas pode ser feito um móbile que terá um significado muito especial, ótimo para dar de presente. Assim que fizer o meu postarei a foto.
Do lado direito do Blog tem a opção ONDE APRENDER ORIGAMI, vale a pena conferir.

Fica aqui as dicas, espero ter conseguido inspira-los.

Bjs   Flaviane koti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...