domingo, 19 de dezembro de 2010

Som de verão

Natal chegando e junto vem o verão. Muito calor e dias longos. Época de festas, férias, viagens...
Todas as estações tem suas belezas e particularidades e o verão, entre suas particularidades tem um som característico, na verdade, para mim tem dois:


Um é o das cigarras que "cantam" com vontade, assim sei que o verão chegou oficialmente.


O outro som  talvez seja pouco conhecido mas tenho certeza que, quem morou no Japão vai reconhece-lo.


É o som do "Fuurin" 風鈴 ou Sino dos Ventos. Presente nas varandas das casas japonesas, eles anunciam a chegada do verão.






SINOS (FUuRIN)



Furin são os pequenos sinos que soam com o movimento do vento. São feitos de metal ou porcelana e ficam suspensos nos galhos das árvores ou beiral das casas. A peça de papel pendurada sob o sino, na qual pode trazer a inscrição de um poema ou um pedido, ao ser soprada pelo vento provoca o tilintar dos sinos.

No Japão, é um som típico de verão ao provocar a sensação frescor da brisa.

Nos últimos anos, as técnicas de fluxo de energia aplicadas pelo Feng Shui têm provocado a demanda por esses pequenos sinos, agora montados formando um conjunto com uma variedade de sons e desenhos.


Para os japoneses o som do sino traz a sensação de frescor nos dias quentes de verão, pois é a brisa que faz o sino tocar.
Lembro-me, na estação do verão, ao voltar para casa depois do trabalho, o som desses sinos nas casas por que passava...



Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar para comprar mas o legal é que podemos fazer o nosso Fuurin e de ORIGAMI.

Pesquisando sobre esses sinos encontrei o Blog da Maria Dobradura com uma postagem completa sobre esses sinos de origami, entre outros tantos trabalhos legais, sempre com muitas dicas.

Aqui o  diagrama e o vídeo, feito por ela, para confeccionar o Fuurin.


Obrigada Maria.

Então, que tal fazer o seu!? 


Inspiração não falta
Aqui se encontra onde e como é feito os sinos tradicionais.


Fuurin



Não perdi tempo e fiz vários de origami para presentear amigos e dar às boas vindas ao verão. Não tem o mesmo som que os tradicionais de porcelana ou vidro mas me encanta do mesmo jeito.
E o que vale é a intenção.



Segundo o Feng shui o som do sino interage com a energia da pessoa, acalmando-a, então aconselha-se deixar em lugar com brisa suave para que o som seja suave.



Acredita-se que seu som atrai sorte e proteção.
Vai duvidar?
Eu não.



O meu já está pendurado na minha varanda. Não tem um poema mas um pedido.

PAZ E RESPEITO




Bjs


Flaviane Koti




10 comentários:

  1. Oi, Flaviane! Lindo Post, adorei!
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Olá Flaviane.

    Obrigado por visitar meu blog e pelos cumprimentos.

    Os seus trabalhos são demais!

    Tb gostei do nome do seu blog terapia do papel. Para mim, fazer origami é uma verdadeira terapia. Acalma e me põe nos eixos.

    Parabéns e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Tb fiz, amanhã tenho que sair para encontrar os guizos...Será que acho? Mistério...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Flaviane!!
    Quanta coisa vc consegui mostrar sobre o fuurin!!
    Adorei!! Principalmente porque todo mundo só fala de Natal, Natal, Natal... aff!
    Parabéns e obrigadoo!!
    :D

    ResponderExcluir
  5. Olá, Flaviane!

    Que post lindoooooooooooo!

    Fiquei encantada! Vou fazer, já tenho uns guizinhos pedindo para serem usados.

    Obrigada por compartilhar.

    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Flaviane,
    Acabei djs e Feliz Natalbe te add!!Adorei seu blog.
    Venha ao meu:www.fiosdeluz-li.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Flaviiiiii, FELIZ NATAL e um 2011 repleto de alegrias, paz, suce$$o e saúde!!!
    Grande abraço para vc e toda sua família.

    Ahhhh, lindos os sinos. Super delicados!!! Bjão. ;*

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelos trabalhos maravilhosos!!! vc faz parte do meu kusudama de amigos!!!
    Que Deus abençõe sempre vc e toda a sua familia!!!
    bjs das lagartixas...
    feliz 2011

    ResponderExcluir
  9. Cara Flaviane, tudo bem?

    Vou ver se faço um fuurin com coelhos (já que é o ano do coelho). Se ficar bom, eu posto no blog.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  10. Oi Flaviane!
    Parabéns pelo blog, muito bom gosto.
    Adoro cultura japonesa, origami e artesanato. Acho que vou estar sempre por aqui.
    Bjs, Rosa.

    ResponderExcluir

Comentários me inspiram e dão vida ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...